As principais instituições multilaterais

Pessoas ao redor do globo terrestre

As organizações podem ser definidas como uma sociedade entre estados.

As organizações internacionais também chamadas de instituições multilaterais são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de desenvolver diversas áreas da atividade humana como política, economia, saúde e segurança.

As organizações podem ser definidas como uma sociedade entre estados que buscam atingir seus objetivos através de orientações estratégicas que consistem em criar normas comuns de comportamento político, social entre os países membros; planejar soluções das crises de âmbito nacional ou internacional; prestar serviços de cooperação econômica, cultural, médica e realizar pesquisas em áreas específicas.

Algumas organizações internacionais

Confira abaixo quais são as principais instituições multilaterais e saiba um pouco mais sobre as suas funções.

ONU – Organização das Nações Unidas

Criada pelos países vencedores da Segunda Guerra Mundial tem como objetivo manter a segurança e a paz entre os países- membros e prevenir de possíveis conflitos.

OMS – Organização Mundial da saúde

Criada no ano de 1948 tem sede em Genebra, na Suíça, o principal objetivo é coordenar questões sanitárias como a higiene, saneamento básico, nutrição, além de combater a certas epidemias que atingem uma determinada população.

OTAN- Organização do Tratado Atlântico Norte

Criada em oposição aos países do bloco socialista é constituída pelo EUA, Canadá, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido. A OTAN mantém acordo entre os países Grécia e Turquia (1952), Alemanha (1955) e Espanha (1982).

FMI- Fundo Monetário Internacional

Oferece empréstimos a juros baixos aos países com dificuldades financeiras, contudo, exige que cumpram com suas metas como proporcionar serviços de qualidade a população inerente a educação, saúde e a infraestrutura.

OMC- Organização Mundial do Comércio

Tem como objetivo auxiliar na produção de bens e serviços entre seus países-membros, através de negócios e acordos entre as nações.

OIT- Organização Internacional do Trabalho

Entre os principais objetivos esta gerar melhores empregos e remuneração, aumento do nível de vida e formação profissional, a mesma tem sede em Genebra, na Suíça e possui escritórios em todos os continentes.

BIRD- Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Também conhecido como Banco Mundial, oferece apoio aos países menos avançados para que possam crescer economicamente, é formado por 185 países-membros e iniciou o seu trabalho na reconstrução da Europa e da Ásia, após o término da Segunda Guerra Mundial.

UNESCO- Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura

Criada no ano de 1945 pela Conferência de Londres contribui para a educação, da ciência e da cultura. Entre os principais objetivos esta eliminar o analfabetismo, preservar espaços culturais e históricos, enfim melhorar o ensino básico.

OCDE- Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico

Fundada em 1961 articula políticas públicas entre os países ricos, sua ação acontece em terreno econômico e abrange a área das políticas sociais, educação, saúde, emprego e renda.


Você também pode gostar ...