Consulta CPF Receita Federal

O Cadastro de Pessoa Física, popularmente chamado apenas de CPF, é um documento primordial aos cidadãos brasileiros. Tal documento é o registro de todo e qualquer cidadão na Receita Federal. Órgão responsável por contabilizar os contribuintes, pessoas físicas, jurídicas e até estrangeiros que possuam negócios no Brasil. A consulta do CPF pode ser realizada gratuitamente.

A principal finalidade do CPF é com relação ao armazenamento das informações ligadas a Receita Federal, como a posse de bens, impostos, entre outros. O documento CPF contém onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para aumentar a segurança, de acordo com cada estado. O documento é único para cada cidadão, não muda mesmo em caso de perda.

A emissão do documento não é obrigatória, mas quem não fizer o cadastro será impedido de abrir conta em lojas, tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), não poderá emitir o passaporte, entre outros documentos importantes.

Qualquer pessoa pode tirar o documento a partir dos 16 anos de idade, através dos Correios ou do Banco do Brasil. Para isso é necessário informar todos os dados corretamente e pagar uma pequena taxa.

Consulta CPF

Consulta do CPF

Qualquer pessoa pode fazer a consulta do CPF online, sem precisar pagar absolutamente nada. Basta acessar o site Receita Federal, clicar em Comprovante de Situação Cadastral no CPF e em seguida informar o número do seu CPF e os códigos alfa numéricos.

O CPF pode estar regular, com pendências, suspenso, cancelado ou nulo. No caso regular significa que o seu CPF está correto, já nos outros casos é importante se informar a causa para regularizá-lo junto à Receita Federal para evitar problemas futuros. Para consultar o seu CPF, basta ter o número do mesmo em mãos.

CPF

Como tirar CPF pela Internet

Desde 2012 os brasileiros já podem tirar o CPF através da internet, basta ter em mãos o número do título de eleitor e ser maior de 16 anos. O processo é bem simples, você deve clicar na opção cidadão e inscrição do CPF pela internet.

Informe todos os dados corretamente, se a inscrição for feita com sucesso será gerado o seu número do CPF, que pode ser impresso na internet. Nesse mesmo portal é possível imprimir a 2° via do CPF.


Você também pode gostar ...