Dicas para passar na prova de exame físico

Dicas para passar na prova de exame físicoO Exame Físico não é tão incomum nos concursos, as provas para Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Carteiro, Corpo de Bombeiros, Lixeiro, dentre outros concursos, exigem que os candidatos passem por várias etapas do exigidas para exercer a profissão.

Estas etapas podem ser as mais varias, prova escrita, aptidão física, prova oral, avaliação psicológica, entrevista, dentre outras, e para isso o candidato precisa estar preparado.

Então hoje vamos te guiar para que você consiga um bom preparo e condicionamento físico para que você possa tirar de letra todos os testes do concurso.

Dicas gerais

• Não se esqueça de ler o edital, é preciso que você conheça todos os exercícios que cairão na prova, saiba o dia da prova e horário, para que você junto com um profissional possa planejar o seu treino;
• Passe por uma bateria de exames antes de começar os treinamentos para que você garanta que o seu estado de saúde está bom;
• Caso você seja uma pessoa sedentária é interessante que você comece o treinamento devagar, para que mais para frente você tenha um ótimo desempenho, então comece de uma versão mais fácil;
• Não existe quem consiga milagres, é de extrema importância que você comece o treinamento antes de saber os resultados, começar com antecedência é fundamental. O tempo que você vai precisar para estar apto para o concurso, depende do seu condicionamento físico atual;
• Inicialmente não é preciso de uma academia, porém é importante o acompanhando de um profissional de educação física para te orientar e dosar as suas atividades, para evitar lesões, que neste caso acabariam com as suas chances de participar do concurso.
• Antes de começar o treinamento simule a prova e veja quantos pontos estão te faltando, isso vai ajudar o professor de educação física a montar um programa de treinamento para você.

Dicas para os exercícios

• Exercício na barra

Na maioria das vezes as mulheres precisam apenas sustentar o corpo por alguns minutos e os homens precisam fazer um determinado número de execuções.

Então se você estiver na academia faça exercícios para a musculatura dorsal e para o bíceps e é claro não deixe de treinar na barra, isso porque este exercício trabalha basicamente musculatura de costa e braço.

Para o exercício ficar mais fácil faça com as pernas flexionadas ou utilize o Gravitron ou então amarre um elástico exercitador, todos irão facilitar até que você se acostume com o exercício.

• Exercício de flexão de braço

Normalmente as mulheres fazem com os joelhos apoiados no chão e os homens com os pés apoiados no chão.

Para quem está com excesso de peso ou tem a musculatura muito fraca, poderá começar fazendo este exercício em pé, com os braços apoiados na parede. Depois você poderá passar o apoio para algo mais baixo, como uma cadeira por exemplo.

Com um pouco mais de força você poderá fazer com os joelhos flexionados, conforme for aumentado a força você poderá dificultando, coloque bola nos pés ou nas mãos e assim por diante.

• Corrida

Deve ser treinada de 3 á 6 meses antes da prova, é preciso ter fôlego e preparação, por isso a importância dos exames médicos e do acompanhamento do profissional.

Abdominal dependendo do concurso também deve ser treinado, por isso leia atentamente o edital. Barra é um dos exercícios que mais reprovam os candidatos, por isso veja onde você sente mais dificuldade e treine mais, lembrando que você deverá treinar 6 dias na semana


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