DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA

O gênero literário lírico tem como objetivo a matéria a subjetividade, é por meio dela que teve início à história da literatura universal, escritores expressam sentimentos, buscam empatia do leitor. Para que magia acontece, o poeta utiliza muitos recursos estruturais com a intenção de despertar a emoção, ou seja, a voz do eu lírico ou até mesmo do eu biográfico. Entre os mais importantes elementos do gênero lírico, estão a poesia e o poema, os mesmos costumam causar alguma confusão.

Saiba a Diferença Entre Poema e Poesia

Muitas pessoas confundem poema e poesia, outra grande parte acredita que os dois representam a mesma coisa. Porém, elas são completamente diferentes e isso pode causar um nó na cabeça do estudante. Descubra quais são as principais diferenças entre o poema e poesia e quais os escritores em destaques dos dois gêneros:

diferente entre poesia e poema

Poema

Antigamente os poemas eram cantados em peças musicais, depois de muito tempo foram separadas da música, se tornando algo específico e com total ritmo e rima e em dividida em três gêneros literários como épico, dramático e lírico. O poema é a obra da literatura que se caracteriza por texto escrito em estrofes e versos de modo consensual.

Na grande parte dos casos, o poema se relaciona em uma linguagem de beleza. Pode ser declamado em saraus.

Poesia

Na poesia a linguagem é baseada na estética, ou seja, a poesia pode retratar coisas imaginárias, tudo dependerá da imaginação do autor. A poesia tem aspectos metafísicos o que são frequentemente usados no mundo fático e imaginário, sendo taxada como arte própria e inigualável. Essa arte permite que o escritor extrapole na linguagem culta, podendo assim utilizar as figuras de linguagem como, por exemplo, o paradoxo.

Podemos dizer que a poesia é uma forma de escrever, enquanto o poema só existe quando escrito.

Escritores de poemas mais nomeados podemos citar: Mário Quintana, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Clarice Lispector e outros.

Escritores de poesias podemos citar sites como: Pensador UOL, Site de Poesias e Clube da Poesia que expõem poesias de escritores do mundo todo.


Você também pode gostar ...