Inscrições Programa Jovem Aprendiz 2013

 

Entrar para o mercado de trabalho não é nada fácil, principalmente para os jovens que não têm experiência, pois é isso que as empresas tanto pedem.

O Governo Federal junto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desenvolveu um programa onde as empresas de médio e grande porte devem oferecer uma cota de vagas de emprego para o programa Jovem Aprendiz.

Vagas para Jovem Aprendiz

Esta cota varia de 5 á 15% da quantidade total de empregados. Assim, os jovens tem a oportunidade de aprender uma profissão e desenvolver o seu papel ajudando no crescimento e desenvolvimento da empresa.

Com esta oportunidade os jovens podem receber orientações teóricas e práticas, assim se tornam cada vez mais capacitados para atuar no mercado de trabalho. As micro e pequenas empresas não precisam fornecer vagas para os Jovem Aprendizes.

INSCRIÇÕES PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 2012

Pré requisitos para participar do programa

Para que você possa participar do programa Jovem Aprendiz é preciso:

• Ter entre 14 e 24 anos de idade.
• Estar regularmente matriculado em curso SENAI, SENAT, SENAC, SESCOP, SENAR ou em escolas técnicas reconhecidas pelo programa.
• A empresa pode contratar o estudante que não esteja em um destes cursos, mas neste caso será de responsabilidade dela colocá-lo em um curso.

Carga horária e salário

Aqueles que conseguirem uma vaga precisarão cumprir uma carga horária de 6h por dia, com remuneração de um salário mínimo, que atualmente está em torno dos R$678,00 segundo o piso nacional, por tanto se houverem reajustes eles deverão ser seguidos.

Além do salário, os funcionários aprendizes terão todos os direitos trabalhistas como férias, 13º salário, FGTS, repouso semanal remunerado e vale transporte. Não podendo haver desrespeito a nenhum desses requisitos.

O acordo entre estudante e empresa é feito por meio de um contrato especial, que deve ter duração de no máximo dois anos, a partir daí o contrato se encerra e o Jovem recebe um certificado, que garante um incremento em seu currículo.

Jovens estudantes no mercado de trabalho

Como se inscrever?

É muito fácil, apesar disso, poucas pessoas possuem esta informação. São muitas as empresas renomeadas no país que oferecem estas vagas, por isso vá até unidades que são elos entre estudantes e empresas. Algumas delas estão destacadas abaixo.

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) é uma destas unidades, e pode ser encontrada em praticamente todas as cidades.

Por isso não ter oportunidade não é mais a desculpa para não se inscrever. Abaixo fica em anexo algumas empresas que ajudam na inscrição para o Programa Jovem Aprendiz.

• Centro de Integração Empresa Escola- CIEE 
• Organização da Sociedade Civil de Interesse- Oscip que atua no Paraná e Santa Catarina
Rede Cidadã que atua em Minas Gerais e Espírito Santo.

Jovem aprendiz

Inscrições

Portanto, para se inscrever o jovem só precisa comparecer a um local indicado (se houver o CIEE na região pode ser nesse local) e informar sobre o seu desejo de se inscrever, é simples fácil e muito rápido.

Muitos jovens já garantiram sua vida e alguns deles conseguiram até mesmo ser promovidos em seu emprego. Sendo assim, não perca mais tempo! As empresas estão ansiosas de jovens com disposição e vontade de se tornarem grandes profissionais.

Outra maneira simples de se inscrever é através do site das próprias empresas, na opção “Trabalhe conosco“, assim você entra diretamente em contato com os encarregados da mesma e suas chances de ser contratado são ainda maiores.

Vantagens do Programa

Veja no vídeo acima mais informações sobre o projeto.


Você também pode gostar ...