Inscrição Encceja 2013

 

O Encceja é um Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, sendo seu único objetivo avaliar a capacidade e habilidade de cada indivíduo que não teve a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada.

Consiste basicamente em um sistema destinado aos jovens a partir de 15 anos, que ainda estejam no ensino fundamental, e aos de 18 anos ou mais, que estejam no ensino médio, para que estes possam terminar seu ciclo estudantil em menos tempo. Lembre-se para participar é necessário se inscrever.

Como fazer a inscrição?

Prova Encceja.
O participante precisa fazer uma prova e alcançar o mínimo de pontos exigidos para que possa pegar uma certificação de conclusão daquela etapa educacional. A certificação é feita diretamente pela secretaria de educação do seu município.

As secretarias são as responsáveis por formar o seu critério de utilização de notas e autonomia para realizar as certificações. Assim o participante se inscreve em cada uma das áreas que são avaliadas, sendo assim será possível obter certificação em cada prova. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.

Pontos necessários

Embora seja garantido o certificado de conclusão não basta apenas realizar a prova é preciso atingir os pontos necessários, afinal o exame tem como objetivo avaliar se realmente o aluno aprendeu o conteúdo que foi apresentado no decorrer das aulas, as provas são de acordo com a escolaridade do participante no momento do programa, ou seja, elas podem mudar conforme os inscritos mudem de grau de escolaridade.

A prova do Encceja é sempre um verdadeiro sucesso e por conta disso muitas são as pessoas estão atrás de noticias sobre as inscrições do exame para 2013. Para realizá-la é preciso conferir todas as informações diretamente no site do Encceja.

Inscrições

Esse ‘supletivo’ serve para auxiliar os jovens, por isso é de inteira responsabilidade dos interessados comparecer pessoalmente à escola desejada para efetuar sua matrícula e saber todas as informações necessárias sobre a aplicação das provas.

Nota exigida pela prova Encceja

Para que você tenha a oportunidade de ter um bom desempenho na  prova Encceja,  é necessário que do exame inteiro você acerte no mínimo a metade das questões da prova, o aluno precisa se dar muito bem em cada conteúdo das matérias.

Alguém prestando uma prova.

Você também precisará conseguir um bom desempenho na hora da redação. Na realidade é a junção de habilidades que vai garantir sua conclusão e seu certificado, já que até então você não conseguiu completar esse ciclo. Vejamos abaixo as matérias que serão exigidas nas provas variando o ciclo escolar de cada estudante.

Ensino Fundamental

materia

-Língua portuguesa.
-Língua estrangeira moderna (inglês).
-Artes.
-Educação física.
-Matemática.
-História e Geografia.
-Ciências Naturais.
-Redação.

Ensino Médio

-Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
-Matemática e suas Tecnologias.
-Ciências Humanas e suas Tecnologias.
-Ciências da Natureza e suas tecnologias.


Você também pode gostar ...