Jovem Aprendiz 2017-Inscrições Vagas Abertas

Para o jovem que deseja ingressar no mercado de trabalho, é possível conseguir essa grande oportunidade através do Programa Jovem Aprendiz. Um projeto criado pelo Governo Federal, tem como objetivo fazer com que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem para a capacitação profissional de jovens e adolescentes em todo o Brasil.

O Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens e adolescentes uma formação técnico-profissional, de forma a ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, assim tornando mais promissor o futuro dessa nova geração. Saiba mais sobre o programa Jovem Aprendiz 2017 nos tópicos abaixo.

jovem-aprendiz-bahia

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz foi criado através da Lei de Aprendizagem (10.097/00), que determina que todas as empresas do Brasil de médio e grande porte, sem exceção, devem contratar um determinado número de aprendizes. Esse número pode variar de 5% a 15% do total do quadro de funcionários.

De forma geral, a Lei de Aprendizagem determina que jovens e adolescentes sem   experiência profissional, possam receber capacitação profissional em uma determinada área de atuação, sem pagar nada por isso. A Lei ainda define que a idade mínima é de 14 anos e a máxima 24 anos incompletos, e estar cursando o ensino fundamental, ensino médio e/ou já ter concluído a educação básica.

Como é realizada a contratação do Jovem Aprendiz?

A contratação do Programa Jovem Aprendiz é realizada através da inscrição nos cursos de Jovem Aprendiz do Senai, Senac, Espro e Ciee. Todas essas instituições têm parceria com muitas empresas do Brasil, de forma a ficarem responsáveis pela seleção e ministração do curso profissionalizante.

Então, é importante procurar por uma dessas instituições em sua cidade para a realização do cadastro, ou mesmo através do site. Além dessas instituições, também é possível entrar em contato com empresas de sua cidade que oferecem vagas para jovens aprendizes.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz?

O contrato de trabalho de um jovem aprendiz não é um contrato convencional, isso porque irá possuir um tempo pré-determinado de no máximo 2 anos, além do salário ser definido de acordo com as horas trabalhadas. Previdência Social, Direitos Trabalhistas e também anotações na Carteira de trabalho são obrigatórias e de direito de todo o aprendiz. Outro ponto muito importante a ser colocado, é que todo menor aprendiz tem direito a receber o 13° salário e demais benefícios que são concedidos aos funcionários da empresa.

Jovem Aprendiz Caixa 2017

O Programa Jovem Aprendiz Caixa 2017 tem como objetivo proporcionar aos jovens conhecimentos teóricos e principalmente práticos que são necessários para o desempenho de uma profissão, de forma a incentivar e manter o jovem na escola – já que é necessário estar matriculado ou ter concluído o ensino básico para participar do programa. Para participar do Programa Jovem Aprendiz Caixa 2017 é necessário;

  • Ter idade mínima de 14 anos e 6 meses e 16 anos incompletos;
  • Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;
  • Ter escolaridade mínima do 9° ano do ensino fundamental ou em cursos de Educação para Jovens e Adultos.

Todo jovem aprendiz Caixa tem direito:

  • Remuneração de 1 salário mínimo nacional por mês;
  • Auxílio alimentação;
  • Vale Transporte;
  • Férias;
  • FGTS de 2%.

Para poder fazer a inscrição do Programa Jovem Aprendiz da Caixa 2017 é necessário acessar o site clicando aqui, preencha todas as informações necessárias, e aguarde o processo de seleção realizado pelo Ciee.

Além da Caixa, muitas outras empresas também oferecem o programa de Jovem Aprendiz, e já estão selecionando jovens e adolescentes para 2017. Dentre as empresa participantes do programa podemos destacar:

Correios

Banco Itaú

Banco Bradesco

O Programa Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade concedida a jovens e adolescentes de todo o Brasil. Então não perca tempo e faça agora mesmo sua inscrição!

 


Você também pode gostar ...