O que é Encceja


O Encceja é um sistema brasileiro de provões destinado á pessoas autodidatas e para pessoas que estão no supletivo, para que possam pegar o certifica de conclusão de curso.

O objetivo do Encceja é avaliar as habilidades e competências que tiveram a oportunidade de freqüentar a escola em idade regular. As pessoas precisam fazer uma prova e assim alcançar uma média mínima de 100, de uma escala que vai de 60 a 180, para que assim possa ter o certificado.

Para as pessoas que desejam fazer a prova do ensino fundamental, precisam ter no mínimo 15 anos, já as pessoas que desejam obter o certificado do ensino médio, desde 2009 estão fazendo a prova do Enem, e assim para conseguir o certificado é preciso ter no mínimo 18 anos completos, e conseguir no mínimo 400 pontos no Enem.

No nível fundamental as provas são de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística e educação física, história e geografia, matemática e ciências naturais.

É preciso fazer a prova de redação também, para as pessoas que irão fazer a prova do ensino médio. Lembrando que é preciso caprichar na letra, pois caso a sua letra não esteja legível

Esse exame também pode ser feito por brasileiros que moram no exterior, e a adesão dessa prova é opcional nas secretarias de educação estadual e municipal.

A prova do Encceja acontece nos meses de maio e de dezembro e no ano de 2011 acontecerá dia 14 e 15 maio e para muitos essa prova é uma grande oportunidade para obter o certificado de ensino fundamental ou médio para que assim possam conseguir um emprego.

As inscrições dessa prova podem ser feitas pela internet gratuitamente, através do site http://encceja.inep.gov.br lembrando que neste ano as pessoas que moram no exterior poderão fazer a prova.


Você também pode gostar ...