O Que Pode Provocar Demissão Por Justa Causa

Muitas pessoas se perguntam: Se eu pedir as contas o que recebo? A resposta é clara, você deverá receber o saldo de dias trabalhados e o 13° proporcional. Em relação às férias, duas situações acontecem, quando o funcionário tem mais de um ano trabalhado recebe as férias vencidas acrescidas de 1/3. Se ele tiver menos de 12 meses, vale as férias proporcionais acrescidas de 1/3 do valor das mesmas.

Demissão Por Justa Causa

A questão que queremos abordar aqui é outra, diz respeito a demissão por justa causa, nesse ponto a pergunta é outra, não mais questionamos ‘Se eu pedir as contas o que recebo?’, mas sim, ‘o que pode provocar uma demissão por justa causa?’ e ‘o que fazer nesse caso?’

trabalhista

Sem mais delongas é importante afirmar que quem trabalha com carteira assinada e segue a CLT – a Consolidação das Leis do Trabalho, deve ficar atento a algumas situações e comportamentos que podem levar à demissão por justa causa.

É verdade que está cada vez mais difícil demitir um funcionário por justa causa, mas é possível. A empresa em questão não pode simplesmente alegar a demissão por justa causa. O patrão precisa provar que o trabalhador agiu contra as determinações ou valores da organização.

Consequências Da Demissão Por Justa Causa

A demissão por justa causa é considerada a penalidade mais grave na qual o trabalhador é submetido. Hoje, cerca de 95% das demissões por justa causa são questionadas na justiça, e geralmente o empregado ganha o favor do juiz, por não se tratar de algo grave.

demissão

O trabalhador demitido por justa causa perde vários benefícios e direitos, como aviso prévio, Multa de 40% sobre o FGTS, saque de FGTS, Férias e 13º proporcional e Seguro desemprego, vimos acima que Se eu pedir as contas o que recebo é algo equivalente à isso, mas também perco direitos. É por isso que muitos funcionários forçam o patrão a manda-los embora.

Quando o patrão demite um funcionário sem poder provar ou alegar nada contra ele, o mesmo precisa pagar todos os seus direitos, 13° salário, férias proporcionais, acerto do tempo de serviço, entre muitos outros direitos assegurados ao trabalhador.

O Que Pode Levar A Uma Demissão Por Justa Causa?

  • Roubar ou lesar a empresa;
  • Quebrar as regras internas ou assediar outro funcionário;
  • Desrespeito a cláusula de exclusividade;
  • Condenação criminal;
  • Faltar, chegar atrasado com frequência e negligenciar tarefas;
  • Ir trabalhar em estado de embriaguez;
  • Violar segredos da empresa;
  • Agir com indisciplina ou insubordinação;
  • Abandonar o emprego;
  • Praticar ato lesivo contra a honra da empresa ou de colegas de trabalho;
  • Praticar atos atentatórios à segurança nacional.

Esses são os principais pontos que levam um empregador a demitir um funcionário por justa causa, mas dentre eles existem também aqueles que são a legislação da empresa, que envolvem as três advertências básicas. Como vimos, ser demitido por justa causa é difícil, porém não é impossível, por isso é essencial trabalhar corretamente.


Você também pode gostar ...