Quando parar de dar leite no peito para o bebê

Muitas mães, principalmente as de primeira viagem não sabem quando tirar o seu bebê do peito, sabendo que o leite materno é muito importante par o desenvolvimento da criança.

Esse processo precisa ser feito as poucos, com paciência, mas não pode ser adiado, sabendo que o leite materno deve ser alimento exclusivo para o bebê até os seis anos, mas pode ser complemento de dieta até os 2 anos.

O leite materno contém enzimas digestivas, por isso muitas vezes o seu bebê poderá ter o intestino preso quando você trocar o leite materno, cada criança responde de uma maneira, uns choram muito, outros ficam irritados, cólica, mas isso acontece só nas primeiras semanas.

É interessante que você introduza um item por vez, isso para que você conheça a reação do bebê e ainda saiba qual será a reação daquele alimento na criança, sabendo que o leite de vaca industrializado e alimentos com corantes podem muitas vezes causar alergia na criança.

Existe o lado emocional do bebê, por isso nesta fase ele pode se tornar mais manhoso, recusar a comida quando vier de você, pois o desmame é um sinal de separação e o bebê não quer se desligar da mãe, mas você precisa ter consciência de que é necessário.

Mesmo que você ache que o seu filho não entenda, converse sempre com ele e com você mesma também para que este processo se torne natural para vocês. Mas existe uma maneira de você começar.

Inicie dando suco, este pode ser dado de manhã entre as mamadas, este deve ser natural. Após aproximadamente dez dias comece a dar papinhas de frutas e assim como o suco esta deve ser dada entre as mamadas e com o tempo você poderá intercalar o suco com a papa.

Após um mês dando o suco e a papinha é interessante introduzir o salgado. Então faça papinhas salgadas que poderão substituir uma mamada. Escolha uma refeição salgada, pois após um mês desta você poderá introduzir outra refeição salgada.

A papa de fruta continua sendo introduzida entre as mamadas e a alimentação, como se fosse uma sobremesa. E assim você poderá ir apresentando gradualmente os alimentos para o bebê, dê um tipo de alimento pelo menos três dias seguidos. Com relação á quantidade depende da criança, mas o normal é que quatro colheres sejam suficientes.


Você também pode gostar ...