Rendimento da Poupança – Dúvidas frequentes

A poupança é um tipo de investimento mais antigo que existe no país, surgiu como uma maneira de ganhar recursos no mercado e se tornou rapidamente o investimento mais popular que existe, pois é extremamente simples e acessível para qualquer pessoa. Tudo o que é necessário é abrir uma conta poupança e você já está investindo de uma alguma forma.

Os juros e rendimento mensal da poupança vão depender bastante do banco em que está aplicando, isso porque a remuneração se constitui apenas de:

  • TR – taxa referencial diária calculada pelo governo;
  • Taxa de remuneração da poupança.

O mais interessante sobre esse tipo de investimento é que a poupança não exige valor mínimo e possui liquidez imediata, então se precisar usar o capital alocado ele estará disponível para saque imediato.

É muito fácil investir desta forma, já que existem juros e rendimento da poupança mensalmente tornando o investimento tão popular e elogiado. No entanto, vale lembrar que também existe a possibilidade de perder o investimento, e poucos sabem disso.

Nos dias atuais, o rendimento da poupança está sendo incapaz de compensar a própria inflação dos produtos do Brasil. O efeito da inflação pode gastar aos poucos o capital podendo no longo prazo tornar o seu investimento irrisório em relação ao valor inicial investido.

Rendimento da Poupança – Entenda mais sobre!

garantia-poupanca

Hoje em dia, não basta apenas analisar o rendimento da poupança apenas em termos de Retorno Absoluto, é preciso sempre levar em consideração o fato de que a inflação implica bastante na diminuição do poder de compra, interferindo na rentabilidade do investimento.

Para quem está querendo investir em uma poupança precisa avaliar o Retorno Real, o rendimento poupança após descontar a inflação. Somente desta forma é possível ver que vale a pena este tipo de investimento no momento. Para te ajudar no assunto, selecionamos o rendimento da poupança ao longo dos anos!

poupança

Imagem do ToroRadar.

Ao levar em consideração os dados coletados se torna mais fácil entender que a poupança é um investimento muito popular, mas é preciso ter em mente que não costuma ser um bom investimento quando a inflação tem uma forte influência no rendimento da poupança.

Rendimento Poupança 2016

No ano de 2015, a inflação foi de 10,70% e, em 2016 a inflação está em torno de 7,59%, de acordo com o Boletim FOCUS. Mesmo que tenha ocorrido uma pequena melhora na inflação, este valor ainda é muito alto e caracteriza um cenário de alta inflação.

Juros Poupança – Como calcular

Quer aprender a calcular o rendimento da sua poupança? Então saiba que é algo muito simples e rápido, é composto por duas partes. Confira a seguir o que é necessário saber para calcular os juros da poupança!

1 – Remuneração básica

A remuneração básica é feita pela variação da TR – Taxa Referencial, sobre os juros da nossa economia, na qual o seu cálculo deverá se basear em quanto os bancos pagam em seus empréstimos.

2 – Remuneração adicional

Esta parte vai depender bastante do valor da meta da taxa SELIC, entenda um pouco mais:

Se o valor da meta da taxa SELIC for igual ou inferior a 8,5%, a remuneração será dada com base em 70% do seu valor anual da poupança.

Caso for superior a 8,5%, a remuneração será de 0,5% ao mês.

Simulador de Poupança

simulador de poupança

Está com dúvidas sobre investir ou não em uma poupança? Então, vale a pena fazer uma simulação de poupança. Selecionamos os sites mais seguros e verdadeiros para você conseguir fazer essa simulação!

Como abrir uma conta poupança

Dúvidas sobre como abrir uma conta poupança? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui iremos mostrar tudo o que é necessário para conseguir uma conta poupança em qualquer banco brasileiro.

No artigo Como Abrir uma Conta Poupança, mostramos o passo a passo completo para conseguir abrir uma poupança de forma segura e rápida!

 


Você também pode gostar ...