SEU NOME CPF E ENDEREÇO ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET SEM QUE VOCÊ SAIBA

Acreditaria se eu falasse que seu endereço e até mesmo CPF estão disponíveis em uma base de dados online na qual qualquer um pode ter acesso? E mais: a empresa ganha dinheiro com isso, vendendo essas informações por até 80 reais. Sim, esse site existe. O mesmo está no ar desde junho, o seu nome é Tudo Sobre Todos, vende informações pessoais que de alguma maneira de tornaram públicas. Em uma pesquisa por nome completo ou usando o CPF de quem queira pesquisar, o site mostra bairro, CEP e uma lista de vizinhos, mas para visualizar tudo isso, é preciso comprar os créditos. Você também consegue RG, registro profissional, local de trabalho e até os links para os perfis em redes sociais.

Todos os dados podem ser consultados por uma compra de crédito. Há três panos que o internauta pode contratar: o de informações básicas de 9,90 reais, que oferece 10 créditos, o super de 24,90, que dá o direito de 30 créditos e um profissional que custa 79,00 reais e dá um pacote com 100 créditos.

site tudo sobre todos

O site INFO realizou um teste com site. Na qual o endereço correto aparece para uma pessoa que se mudou há dois anos. Porém, ao realizar outro teste, o endereço antigo apareceu para uma pessoa que se mudou há mais de cinco anos.

Suas Informações Para Todos

De acordo com os criados, a informação vê de cartórios, decisões judiciais publicadas, diários oficiais, fóruns, bureaus de informação, redes sociais e consultas em sites públicos na internet. Para um dos criadores, o serviço não fere a privacidade de cidadãos. “Não encaramos dados abertos como dados privados. É o que temos como opinião.”

Segundo advogados o site funciona de maneira totalmente ilegal e repreensível. “Segundo nossas leis, ele ofende a constituição, os direitos civis, o código de defesa do consumidor e também o Marco Civil. Estamos vivendo em uma época em que tudo pode ocasionar algum tipo de fraude. Seja fraude de documentos, abertura de crédito em nome de outra pessoa ou qualquer coisa desse tipo.”

Ilegal?

O site se autoproclama como um “site que vende informações públicas de brasileiras”. Porém, nada a advogada afirma que as pessoas precisam consentir que seus dados pessoais sejam comercializados, o que não aconteceu.

 


Você também pode gostar ...