TRATAMENTO PARA RONCO

Quem nunca impediu alguém de dormir por roncar demais que atire a primeira pedra. Segundo pesquisa, aproximadamente 54% da população adulta sofre com esse mal.  Os maiores envolvidos são obesos, idoso e mulheres na pós-menopausa. Mas será que existe tratamento para ronco?

De acordo com as estatísticas, os brasileiros roncarão cada vez mais, já que dois dos fatores mais importantes que levam ao ronco continuam crescendo no país: Obesidade e progressão de vida avançada.

Pesquisadores do Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), desenvolveram uma técnica de tratamento pioneira que, se praticada diariamente, reduz a frequência e a altura do som do ronco até ele se tornar quase impercebível.

TRATAMENTO PARA RONCO

A nova técnica é construída por uma série de seis exercícios para fortalecer os músculos envolvidos diretamente ou de forma indireta na produção de ronco. Com duração de oito minutos, os exercícios devem ser realizados três vezes ao dia e o tratamento para ronco precisa de orientação fonoaudióloga. Para facilitar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento, é necessário incorporar às atividades rotineiras.

Tratamento para Ronco

Tratamento para ronco proporciona alívio do mesmo, redução de sua frequência e melhora a qualidade de vida e sono do paciente. De maneira simples, os seis exercícios que compõem o tratamento antirronco do Incor são:

    • Empurrar a língua contra o céu da boca e deslizá-la para trás;
    • Sugar a língua para cima, pressionando-a por completo contra o céu da boca;
    • Forçar a parte posterior da língua contra o “chão” da boca, mantendo a sua ponta em contato com os dentes incisivos inferiores;
    • Elevar a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como “campainha”) enquanto diz a vogal “A”;
    • Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressionar a bochecha para fora (cada lado da boca);
    • Durante a alimentação, manter uma mastigação bilateral alternada e deglutição usando a língua no palato.


Você também pode gostar ...