UM BEBÊ FICOU CEGO POR CAUSA DE FOTO COM FLASH

Está rolando na internet a “notícia” de que um bebê de 3 meses de idade ficou cego após ser fotografado por uma foto com flash. A mesma começou a ser divulgada na internet no dia 28 de julho de 2015 e garante que essa criança ficou cega depois de um amigo da família tirar fotos com a câmera bem próxima do bebê com o flash ativo.

BEBÊ FICOU CEGO POR CAUSA DE FOTO COM FLASH

Muitos sites publicaram esse “triste incidente” desde o dia que o rumor se iniciou com o site britânico Daily Mail. Outros sites brasileiros que postaram a matéria não citaram nomes dos envolvidos ou do médico que atendeu a ocorrência oi o país onde ocorreu. As matérias citam como única fonte o Daily Mail e nada mais.

O mesmo site tem a fama de não passar confiança, sempre com histórias falsas, acaba confundindo o público que ainda é inocente.

Ao buscar a origem da notícia no site britânico, o qual foi a fonte para todas as outras publicações, percebemos que o tabloide também não dá muitas informações sobre o assunto. Dizendo somente que a fonte da notícia seria uma postagem em um blog chinês chamado People’s Daily Online, na qual diz que a notícia foi retirada do site Guangming Daily e mais uma vez não dá detalhes sobre o caso.

O mesmo dá créditos a outro site, que dá outro e por fim, o ultimo site publicou com “informações de terceiros”. A primeira fonte, DAHE teria sido a Henan TV, que também não tem informações válidas ou depoimentos que comprovam os fatos.

Há como perceber que tudo não passou de um disse-que-disse, não falaram o nome do hospital ou onde a criança foi socorrida. Apenas citaram que os pais levaram o bebê ao médico após perceber que ele estava com problema na visão.

Foto com Flash Faz Mal para Bebê?

Não há nada comprovar de que foto com flash cause algo ruim para os olhos do bebê. Em entrevista ao site Bolsa de Mulher, o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, explica que a luz forte causa um incômodo visual, quando próximos aos olhos, podem casar algum transtorno temporários a visão. Não existe uma doença específica ou irreversível que seja provocada por foto com flash.

Ou seja, a notícia que está circulando é falsa, não há fatos que comprovem que foto com flash faça mal para os olhos de bebês ou de adultos.


Você também pode gostar ...