10 Dicas Para Uma Boa Redação de Vestibular


A redação do vestibular é a grande inimiga dos estudantes. Todo mundo que está se preparando ou já tentou prestar o vestibular esse ano há de concordar comigo que a redação exige muito conhecimento prático por parte do aluno.

Sabendo disso trouxemos as dez dicas principais para que você possa fazer uma boa redação e alcançar seu objetivo de cursar uma faculdade!

Redação de vestibular

As dicas que serão apresentadas aqui são válidas para qualquer tipo de redação, seja de vestibular, seja para o Enem ou, quem sabe, até mesmo para uma entrevista de emprego.

Pauta-2..

Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que um bom preparo é essencial, estudar, estudar e estudar nem sempre e a melhor coisa a fazer. É preciso dosar corretamente os estudos e associação a diversão e o lazer juntamente à ele.

1° Dica: Se apegue ao tema proposto

A pior coisa em uma redação é fugir do tema a ser abordado. Os corregedores avaliam mais esse ponto do que, até mesmo, a coerção por parte do aluno. Sendo assim, não fuja nunca do tema, se não tiver conhecimento sobre ele uso parte da matéria proposta disfarçadamente em partes da redação.

2° Dica: Siga o gênero textual proposto

curso-de-redação

Dissertativo, argumentativo ou narrativo? Qual foi o tipo de texto proposto para a redação do vestibular? Geralmente é o dissertativo/ argumentativo que consiste em um texto com começo, meio e fim, além disso, ele envolve a opinião por parte do aluno, de forma indireta, porém, na primeira pessoa do singular.

3° Dica: Nunca faça um texto em forma de autoajuda

Não sei se esse é o seu caso, mas existem candidatos que fazem textos em formato de autoajuda, e em redações de vestibular isso é completamente, absolutamente errado. Tente não usar, “por exemplo, você deve”, ou coisas parecidas, você poderia perder muitos pontos com isso.

4° Dica: Apresente apenas ideias reais

Argumentos sólidos e originais são essenciais para montar a estrutura de um bom texto. Quando você for usar e ‘se você’ for usar frases prontas coloque entre aspas, mas nós indicamos que você evite esse tipo de coisa, pois elas são uma má impressão de sua habilidade de escrita.

5° Dica: Não se esqueça de ser coerente

Adolescente-escrevendo-redação-500x287

Coerência: Segundo o Wikipédia, coerência é o sentido de cada uma das frases, textos e/ou parágrafos e a coesão é o entrelaçamento desses sentidos. Sendo assim, escolha bem as palavras para que o sentido do seu texto seja claro e bem objetivo, evite rodeios.

6° Dica: Não fale desordenadamente

Não use palavras difíceis só para impressionar, tenha consciência de tudo que você está escrevendo, não queira passar imagem de intelectual se você não é um deles. Nem todo mundo tem habilidades aprimoradas na escrita, e isso não se torna uma exigência dependendo do curso escolhido.

7° Dica: Verbos inexistentes e no imperativo

É o que mencionamos acima, mas de uma forma mais direta. Não use nunca palavras que sejam desconhecidas, mesmo que elas se encaixem na frase. Isso pode, ao invés de causar uma boa impressão destruir por completo sua moral e seu vocabulário.

8° Dica: Não confunda as pessoas gramaticais

Você sabe conjugar os verbos em todas as pessoas do plural e do singular? Se ainda não sabe é bom aprender, afinal errar na hora de conjugar um verbo é o fim de uma boa redação, não confunda-os também, ou seja, não troque rapidamente nós, por eu, por exemplo.

9° Dica: Não use gírias nem clichês

Adolescente-escrevendo-redação-

Redes sociais acabam com o português das pessoas, por isso, comece a escrever certo até no Facebook. Evite qualquer tipo de gíria e clichê.

10° Dica: Letras irreconhecíveis

Mesmo que sua letra seja um ‘garrancho’ tende melhorar na prova, afinal letras estranhas são automaticamente eliminadas, as provas nem se quer são corrigidas. Cuidado.

Dicas para uma boa redação