4 mitos sobre o cérebro humano

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


O cérebro é sem dúvida nenhuma um dos órgãos mais fascinantes do corpo humano, isso por que além de comandar tudo o que acontece conosco, ele ainda conta com uma complexidade que envolve várias áreas da ciência.

Muitos mitos sobre o cérebro humano, graças aos avanços da ciência foram derrubados ao passar dos anos. Você conhece quais os 4 principais? Então fique de olho no artigo, vamos entende rum pouco mais sobre o nosso cérebro.

Cérebro Humano: Funções, anatomia e doenças.

4 mitos sobre o cérebro humano

Mitos sobre o cérebro humano

Peguei aqui os quatro mitos mais comentados no mundo sobre o cérebro humano, veja o porque eles não passam de pura ilusão.

1º O cérebro humano é descolorido

Em laboratórios é possível ver cérebros preservador que trazem aspecto esbranquiçado ou até amarelado dentro de vidros. Esqueça essa história que o cérebro não tem cor, é possível sim identificar várias cores nesse órgão. Lembrando que grande parte dele é cinzenta, por isso que muitas pessoas quando falam em cérebro humano, referem como “massa cinzenta”.

Essa massa é composta por vários tipos de células que são localizadas entre os neurônios, e pode-se assim observar várias porções no cérebro e também na medula. Existem as substancias brancas, que são compostas por fibras nervosas e a substancia nigra “colorida”, sem falar dos vasos sanguíneos que completam toda a paleta de cores presentes no cérebro com o vermelho forte.

2º Quando aprendemos algo o cérebro ganha ruguinhas

Você já deve ter notado aquelas ruguinhas que existem no cérebro, não é mesmo? Muitos dizem que elas nascem quando aprendemos algo novo. Isso não tem nada a ver! Essas rugas são resultados de milênios de evolução.

Se fosse possível esticar cada dobrinha, o cérebro de uma pessoa adulta ficaria com parecendo uma travesseiro de grande. Essas rugas ficam alojadas bem limitadas, porque o espaço da caixa craniana é pequeno. Mas, não existe essa história que quando aprendemos algo novo, ganhamos rugas no cérebro.

3º Decapitados pensantes

Eu já ouvi e tenho certeza que você também a respeito dessa história que depois que alguém sofre a decapitação o cérebro continua ativo. Esse mito surgiu nos tempos a guilhotina, onde boatos diziam que viam cabeças piscando sozinhas.

Hoje muitos especialistas nessa área afirmam que todos os movimentos são meramente reflexos, e que é impossível isso acontecer. Quando corta o fluxo sanguíneo, o oxigênio também é cortados, assim o cérebro dentro de 2 a 3 segundos começa a morrer.

4º Os humanos tem mais cérebro do reino animal

Sabemos que os seres humanos são sim os seres mais inteligentes da terra, contudo isso não significa que eles tem os maiores cérebros. Para ter uma noção, o cérebro humano tem peso semelhante ao um cérebro de golfinho, ou seja, 1,4 quilo, enquanto o de uma baleia que é bem menos inteligente que o golfinho tem 7,8 quilo.

Quer mais um exemplo? O cérebro de um Beagle pesa aproximadamente 72 gramas e o de um orangotango aproximadamente 360 gramas e eles são bem inteligentes. Então toda vez que alguém falar que você tem um cérebro de minhoca fique contente!

4 mitos sobre o cérebro

E ai o que achou desses mitos? Lembrando que tudo o que foi escrito não são minhas teorias, e sim resultados de pesquisas feitas em relação ao cérebro. Essas informações são verídicas, mas cada um tem a sua opinião. Qual é a sua? Deixe nos comentários abaixo.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!