9 Maneiras Estranhas Que O Cérebro Usa Para Nos Enganar

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Você já ouviu a expressão: O inimigo mora ao lado? Pois bem, existem partes do cérebro e funções dele que agem da maneira oposta de como deveriam. Ao invés de nos ajudar ele acaba nos atrapalhando por nos enganar. As partes do cérebro e funções dele são amigos inconstantes e adoram brincar conosco. Muitas vezes, o que vemos e sentimos não passa de uma mera ilusão proporcionada pela nossa mente.

Maneiras Estranhas Que O Cérebro Usa Para Nos Enganar

Trouxemos hoje nove maneiras que o nosso cérebro usa para nos enganar. Pode parecer estranho, mas essa é a mais pura realidade se tratando das partes do cérebro e funções dele. Vamos conhecer algumas delas.

misterios-da-mente

Vamos conhecer quais são essas funções e vamos aprender a lidar com elas de tal maneira que o nosso cérebro não consiga mais nos enganar tão cegamente.

09. Saciação semântica

001

Não é mera ilusão, estudos científicos já comprovaram que o cérebro é capaz de criar um fenômeno chamado de saciedade semântica. É aquela impressão de que as palavras já não tem mais sentido e significado após você tê-las repetido muitas vezes.

Estudos descobriram que, conforme você repete uma palavra, o cérebro torna-se saciado e você começa a ficar confuso sobre o real significado da palavra, ela soa apenas como um monte de sílabas desconexas. Esses são os truques das nossas partes do cérebro e funções do mesmo!

08. Vermes de ouvido

02

Sempre tem aquele momento na vida em que uma coisa terrível não sai da sua cabeça. Os cientistas chamam esse acontecimento de “vermes de ouvido”. A explicação que alguns cientistas dão basicamente envolve o cérebro ficando preso em um laço de repetição.

Depois de cantar o primeiro verso, o seu cérebro tenta passar para o próximo, mas não sabe o restante da música. Como o seu cérebro gosta de voltar aos pensamentos inacabados, ele fica preso em um laço de repetição, continuamente tentando recomeçar e terminar a canção.

07. Perplexidade moral

03

A maioria de nós tem opiniões determinadas sobre questões como o canibalismo e o incesto, considerando que essas são práticas moralmente erradas. Depois de muita pesquisa eles descobriram que as pessoas consideravam esses comportamentos moralmente errados, mas tiveram grandes dificuldade de verbalizar o seu raciocínio.

06. O efeito GPS

partes do cérebro e funções

Você confia no seu GPS para ir em qualquer lugar? Você até o usa para ir em lugares familiares? O uso excessivo do GPS, na verdade, faz com que seja mais difícil para nós criarmos mapas espaciais.

Os pesquisadores sugerem que usemos o GPS apenas quando realmente não soubermos o caminho. Em uma nota mais positiva, verifica-se que usar constantemente nossas habilidades espaciais faz com que nossos cérebros fiquem mais fortes.

05. Privação sensorial

Privação-sensorial

Você provavelmente não vai enfrentar muitas situações onde você está temporariamente ausente de estímulos sensoriais. Segundo os pesquisadores, a explicação é que o nosso cérebro fica confuso quando é desprovido de estímulos sensoriais, por isso cria alguns para preencher o vazio, essa é mais uma peça pregada pelas partes do cérebro e funções do mesmo.

04. Dor solidária

Dor-solidária

Alguma vez você já fez uma careta de dor quando viu alguém bater o dedinho do pé na porta? Talvez até mesmo de apenas ter ouvido uma história de alguém que se machucou você tenha sentido a dor. Isso é a chamada dor solidária.

Segundo análises de ressonância magnética, o cérebro exibe a mesma atividade para as duas pessoas (a que se machucou e a que viu a outra se machucar). A parte do cérebro responsável por isso é a chamada “área de espelho”.

03. Memórias falsas

Memórias-falsas

Cientistas realizaram experimentos sobre a memória e descobriram que é incrivelmente fácil plantar falsas memórias no cérebro, e a razão pela qual somos tão facilmente enganados é porque nossas mentes tentam registrar tudo ao nosso redor, mas evidentemente não conseguem, o que leva a falhas na memória.

Em um experimento, os pesquisadores convenceram uma mulher que ela havia se perdido em um shopping quando era criança. Não só ela acreditou neles, mas também começou a dar mais detalhes sobre uma velha mulher que a tinha ajudado a encontrar seus pais. Os pesquisadores foram capazes de convencê-la tão bem que, quando lhe disseram que era a memória era falsa e que tudo tinha sido uma experiência, ela não acreditou neles.

02. Embriaguez de sono

Embriaguez-de-sono

Alguma vez você já dormiu mais do que de costume e acordou se sentindo tonto?
Quando você dorme por muito tempo, o seu cérebro pode ficar confuso e fica em um estado entre o sono e a vigília.

01. Hipnagogia

Hipnagogia

Alucinações hipnagógicas ocorrem quando você está dormindo, enquanto alucinações hipnopômpicas ocorrem quando você está acordando. Ambas as formas de alucinação podem ser acústicas ou visuais.

Fonte: Mistérios Do Mundo 


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: