A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM

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Nada melhor do que uma boa noite de sono para acordar cheio de energia no dia seguinte. Muitas pessoas se perguntam quanto tempo e como deve dormir. Mas, com a rotina acumulada nem sempre praticam do sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para trabalhar ou estudar, ou permite os acontecimentos do dia-a-dia atrapalhem seu sono, trate de relaxar.

Dormir bem é extremamente fundamental, não somente para melhorar a execução de tarefas do cotidiano. O descanso é tem muita importância para a saúde e conforto. “O sono é uma necessidade  de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, diz neurologista.

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Dormir Bem

De acordo com especialista, o nosso é divido em partes, gerando ciclos. “As partes de sonolência e de sono leve fazem parte do sono superficial, que são os I e II estágios. Quando o sono se intensifica, a atividade elétrica cerebral fica mais lenta. Esse é o estágio III ou sono de ondas lentas, que representa o instante do descanso cerebral e da reorganização da memória”, diz.

O climax dos ciclos acontece no sono REM (Rapid Eye Moviment), essa é  fase na qual sonhamos e que ocorre o relaxamento completo da musculatura do corpo. “O REM equivale a cerca de 25% do nosso sono. Durante esse tempo, o corpo efetua a renovação de toda a musculatura. O conteúdo aprendido durante o dia é processado e armazenado na nossa memória”.

Quant tempo se deve dormir?

A quantidade ideal de sono varia de acordo com a pessoa. A maior da população deve dormir de 6 a 8 horas por noite. “Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde. Só não deve se tornar rotina”, explica especialista.

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Uma noite mal dormida não afetará sua saúde, mas a carência de sono será notada no dia seguinte.  “Uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade no trabalho. Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco”, alerta o neurologista.

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