Acidentes domésticos com as crianças como evitar

Acidentes domésticos com as crianças como evitar
Saiba como evitar acidentes domésticos com as crianças em sua casa

As crianças não têm capacidade de avaliar o perigo que as espera, é por isso que os pais precisam sempre estar junto com as crianças, para orientar, ensinar e cuidar. Por isso é muito importante o acompanhamento de um responsável para que você possa evitar acidentes domésticos.

As crianças gostam de tudo que é diferente, elas são curiosas e por isso sempre serão atraídas por aquilo que chama a atenção delas. Por isso preparamos algumas dicas sobre os locais que você precisa tomar mais cuidado, os produtos que você precisa ter atenção e ainda como evitar acidentes.

Tomada

Elas são grandes atrativos para as crianças principalmente as que ainda estão aprendendo a engatinhar, você poderá utilizar protetores de tomada, são baratos e podem ser encontrados nas mais diversas lojas, por isso é melhor gastar um pouco do que deixar o seu pequeno tomar um choque.

Cortinhas e tapetes

Evite cortinas com puxadores e quando a criança estiver no chão, procure deixar a barra da cortina longe do alcance, o cuidado com os tapetes deve ser tomado por causa do escorregão que elas podem levar e assim poderão se ferir e até mesmo fraturar algum membro.

O tapete do banheiro precisa ser com ventosa para evitar que elas escorreguem durante o banho, caso o tapete não seja possível você poderá usar fitas antiderrapante.

Aparelhos eletrônicos

TV, DVD e Rádio devem estar longe do alcance das crianças ou então fixos ao móvel ou na parede, para evitar que este caia sobre a criança, assim como a fiação deve estar presa e protegida, fora do alcance dela, como o controle precisa ficar em um local mais alto.

Banheiro

Acredite, há casos de crianças de até 3 anos que se afogaram no vaso sanitário com apenas 5 á 7 centímetros de água, por isso fique de olho, além disso, é bem tentador brincar com aquela água ou então usar o vaso sanitário para escalar a pia e pegar algo que interesse á ela.

Cozinha

É neste local da sua casa que possui o maio perigo para as crianças, por isso tome muito cuidado com o fogão, prefira sempre usar as bocas de trás. Existem hoje fogões especializados em evitar acidentes com botões que precisam de uma pequena pressão para que possam ser ligados, estes são ótimos para casas com crianças.

Com relação ao gás é melhor que este seja armazenado fora de casa, não somente para que o seu filho não entre em contato com o mesmo, mas para que você mantenha a sua casa em segurança.

Os produtos de eletrodomésticos precisam ficam em armários altos e se for possível até mesmo trancados, e a louça que fica no escorredor é interessante que você guarde logo após usar, para que nada desperte a curiosidade deles.

E por fim os produtos tóxicos como água sanitária, sabão em pó, detergente, dentre outros, precisam também ser guardados em armários com fechaduras ou então colocados fora do alcance das crianças, pois todos os dias são altos o número de crianças que são internadas em hospitais por causa da ingestão de produtos químicos.

Como evitar acidentes domésticos em casa

Confira mais dicas sobre crianças e cuidado infantil

O que fazer para tirar a fralda do bebê
Quanto tempo a criança deve dormir
Hábitos que previnem a obesidade infantil