Alimentos que reduzem o risco de pressão alta

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Alimentos que reduzem o risco de pressão alta
Ajude a melhorar sua pressão com alimentos saudáveis

Para quem ainda não sabe a nossa pressão arterial é a responsável pelo bombeamento de sangue nas veias, o que faz com que o mesmo circule por todo o corpo.

A pressão alta é um problema que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, só no Brasil são cerca de 15 milhões de pessoas com a doença.

Infelizmente boa parte não sabe que possui o problema até que o mesmo se manifeste, o que já é um problema grande, pois os sintomas não aparecem a não ser que o estagio já esteja avançado.

O que causa a pressão alta?

Na maioria das vezes, a pressão alta aprece sem causas, ou seja, vem de causas desconhecidas. Porém, existem fatores que aumentam a pressão alta, como por exemplo, o tabagismo, obesidade, alcoolismo, estresses, alimentação com alto teor de sódio (sal de cozinha) e até mesmo devido ao histórico familiar.

Alimentos que reduzem o risco de pressão alta

De acordo com os médicos, o mais aconselhável é que as pessoas ingiram alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, e que se alimentem especialmente de legumes e verduras, laticínios com baixo teor de gorduras, e alimentos integrais.

Além disso, nutrientes como cálcio, magnésio, fibras, vitamina C e potássio, são essenciais para a saúde, e estão presentes em muito dos alimentos citados acima.

Castanhas, nozes, amêndoas, avelã e pistache

Tais alimentos são altamente aconselhados pelos médicos para evitar o colesterol ruim, e de modo prevenir a pressão alta. Isso porque os mesmos contam com vitamina E e ricos em antioxidantes, impedindo que as gorduras obstruam as artérias.

Além disso, os mesmos também ajudam a subir o nível de colesterol bom, o chamado HDL.

Alho, Cebola e Chocolate

O alho é rico em compostos sulfurados. Tais nutrientes ajudam a diminuir a pressão arterial e diminuem também a quantidade de LDL no sangue. De acordo com os médicos, o ideal seria consumir até 3 dentes de alho por dia.

A cebola e o chocolate ajudam a desobstruir as artérias, diminuindo as placas de gorduras que causam a obstrução das veias.

A quantidade ideal de cebola por dia é meia parte da mesma, enquanto ao chocolate o ideal seria 40 gramas de cacau em pó ou chocolate amargo.

Laranja, morango, kiwi e goiaba

Tais frutas contam com grande quantidade de vitamina C, importante oxidante para a desobstrução das artérias e também fortalecedor das mesmas. Sendo ideal o consumo de pelo menos duas destas frutas por dia.

Fibras

Alimentos ricos em fibras solúveis ajudam ao organismo eliminar grandes quantidades de colesterol ruim (LDL), aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura contam com alto teor de fibras solúveis.

Tomate, melancia e goiaba

Alimentos que são ricos em licopeno, grande antioxidante que auxilia na eliminação de LDL, o colesterol ruim. O ideal seria ingerir pelo menos uma das frutas por dia.

Outros alimentos que ajudam a combater o colesterol

  • Azeite de oliva
  • Vinho tinto
  • Peixes
  • Abacate
  • Feijão
  • Banana
  • Couve
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Figo
  • Aspargo
  • Lentilha
  • Quinoa
  • Batata
  • Frutas cítricas

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