Aromaterapia e seus benefícios


aromaterapia-oleos-essenciaisA aromaterapia é um tratamento que se baseia no efeito que o aroma das plantas podem fazer com a pessoa que recebe esse tratamento, a aromaterapia usa o óleo das plantas para promover o bem-estar e a saúde de todos.

Toda a correria do dia-a-dia causa muito estresse em todo mundo, é barulho de carro, buzina, gente gritando, e uma forma de relaxar é sentindo o cheiro das plantas, folhas e raízes e é nisso que consiste a aromaterapia, fazer a pessoa relaxar, esses aromas podem, além de relaxar, trazer tranqüilidade, alegria, e ainda ameniza os efeitos da bronquite, da TPM e circulação.

Cada cheiro é capaz de estimular o nosso cérebro e produzir alguma substância que pode ser algo que nos de a sensação de bem-estar, de alegria, de energia, de relaxamento, enfim, são várias substâncias que quando produzidas podem nos ajudar muito no dia a dia, tudo depende do aroma que você escolher.

Se você gostou da aromaterapia preparamos para você uma pequena lista de alguns aromas e do que elas são capazes, e também como fazer a aromaterapia, confira a lista logo abaixo.

– Basílico: Alivia a ansiedade e a depressão.

– Camomila: Calmante, antiinflamatório e digestivo.

– Alecrim: Antidepressivo.

– Hortelã: Alivia as dores de cabeça.

– Lavanda: Ajuda a combater o estresse, insônia, enxaqueca, dores e tensões nervosas.

– Mandarina: Alivia as cólicas, o mau humor, irritabilidade e a diarréia.

Os óleos essenciais podem ser usados em sprays, difusores, vaporização, inalação ou em banhos, o aroma vai entrar pelo nariz e vai chegar até a parte do cérebro onde é responsável pela produção dos hormônios.

Os óleos essenciais só podem entrar em contato direto com a pele se eles forem diluídos em óleos vegetais, alguns óleos essenciais não podem ser usados em pessoas grávidas ou em crianças, respeite todas as indicações de uso dos óleos essenciais e só compro produtos que você realmente conheça e que são de ótima qualidade.