Assédio moral o que é isso?

ASSÉDIO MORAL
Humilhar o empregado é considerado assédio moral

Hoje em dia um assunto que é muito discutido é o assédio moral, várias palestras e matérias sobre o assunto acontecem em diversos lugares. Mas afinal de contas o que é assédio moral? Como saber se estamos sofrendo assédio moral? Veja um pequeno resumo sobre o assunto e saiba se você está sofrendo com isso.

O assédio moral é basicamente quando um trabalhador sofre situações constrangedoras, humilhantes e repetitivas durante o tempo que está no trabalho ou exercendo suas funções.

Normalmente o assédio moral acontece nas relações que são hierárquicas, autoritárias com relações antiéticas e desumanas de um ou mais chefes contra um ou mais trabalhadores, como é algo que acontece dentro da empresa é difícil o empregado provar que sofreu tais abusos, mas é possível através de provas técnicas e também do testemunho de pessoas que presenciaram o assédio moral.

Existem três tipos de assédio moral, veja como identificar cada um deles.

Assédio Descendente

É o assédio mais comum, é o do chefe contra os subordinados e quando o chefe tenta fazer com o que o subordinado faça muito mais por menos, fala que os objetivos não estão sendo cumpridos por parte do subordinado, que ele está fazendo isso errado, enfim, uma série de coisas.

Assédio Ascendente

É o tipo mais raro, é quando quem sofre o assédio é o chefe, normalmente por um grupo de subordinados liderados por alguém que quer o lugar do chefe, é difícil porém existe.

Assédio Paritário

É quando um grupo, sem ter a diferença de chefe e subordinado, “exclui” um individuo, isso ocorre normalmente para eliminar essa pessoa da empresa ou porque ela está se mostrando um funcionário melhor ou por qualquer ouro motivo.

Pode-se considerar assédio moral quando

  • O subordinado recebe críticas injustas, é humilhado ou ignorado;
  • Falam mal de uma pessoa, espalham boatos e falam da vida particular dela;
  • Um funcionário é sobrecarregado;
  • Dão instruções erradas ou impossíveis de compreender;
  • O subordinado é ameaçado de forma direta ou indireta;
  • O subordinado recebe ordens para fazer tarefas perigosas.

O que fazer em caso de assédio moral?

  • Registre tudo, anote com detalhes cada agressão que você sofreu, marque quais colegas de trabalho foram as testemunhas da agressão.
  • Procure ajuda dos colegas de trabalho, em especial daqueles que testemunharam os acontecimentos.
  • Se for conversar com o agressor tente ir sempre com algum colega para servir de testemunha.
  • Denuncie, tenha provas sobre o que aconteceu e denuncie o agressor.

Veja mais sobre os comportamentos com o chefe em:

Como se dar bem com o chefe

Como pedir aumento para o chefe

Como pedir um aumento de salário