Atividade física para diabéticos

ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS
Um bom remédio para quem tem diabetes é a atividade física

A atividade física é muito importante em qualquer etapa da vida, desde crianças até idosos, estando doentes ou não, isso porque a atividade física faz com que o nosso corpo trabalhe melhor ajudando assim no nosso desenvolvimento e não envelhecimento do nosso corpo.

Sempre que você usa os músculos você está queimando tanto ácidos gordurosos como glicose, por isso durante os exercícios físicos e após o nível de açúcar no sangue é sentido pelas células beta do pâncreas, assim elas reduzem a produção de insulina.

A importância da atividade física para diabéticos

Isso é muito importante para as pessoas portadoras de diabetes, isso porque com a diminuição da produção de insulina o fígado consegue esvaziar as suas reservas de glicogênio no sangue o que faz com que mais energia seja liberada para os músculos, dessa forma é bem fácil de ver como a atividade física pode ser ótima para a manutenção e tratamento da diabetes.

Atividade física um bem a saúde

A atividade física diminui a glicose e as gorduras no sangue, reduzindo assim a carga de trabalho do seu pâncreas. É preciso que o seu médico esteja ciente das suas atividades, pois a atividade física junto com alguns medicamentos podem causar a hipoglicemia, que é níveis baixos de açúcar no sangue.

Porém alguns medicamentos junto com a atividade física não causam nenhuma reação adversa e podem ser ministrados juntamente com muita tranqüilidade. É importante então que o seu médico indique uma atividade física para o seu paciente, você mesmo poderá estar solicitando.

Cuidados ao praticar alguns exercícios

A atividade física precisa ser feita com cautela e aumentando a sua carga aos poucos, isso porque em demasia pode sobrecarregar o coração e a circulação que muitas vezes são prejudicados por causa da diabetes.

Além disso, o excesso de exercícios pode complicar a diabetes, principalmente se a pessoa não se alimentar corretamente, isso porque ela precisa reabastecer a sua reserva de energia.

As atividades físicas mais escolhidas são caminhadas e natação, porém você poderá praticar muitas outras como dança de salão, passeio com os cachorros, bicicleta, jardinagem, Pilates, Yoga, dentre muitas outras, que poderão ser escolhidas de acordo com o seu gosto e seu estilo de vida.

Faça variações em suas atividades físicas

Existem algumas atividades que podem ser feitas em grupo e outras que podem ser feitas individual. Como na maioria dos casos as pessoas com diabetes eram pessoas sedentárias, as atividades em grupo sempre são mais estimulantes, por isso vale muito á pena você conhecer outras pessoas e passar algumas horas se divertindo.

Assim controle a diabetes  e faça atividades físicas para que você possa ter qualidade de vida e viver por muitos anos, mesmo com uma doença que precisa ter cuidados diários.

Veja mais sobre as atividade físicas em:

O que é atividade física

Faz bem fazer atividade física só no final de semana?

Dicas para praticar atividade física