Bactérias que fazem bem ao organismo

9


Pote com bactérias
Os cientistas buscam lançar produtos enriquecidos com as bactérias.

As bactérias nem sempre são prejudiciais a saúde, pois algumas fazem bem ao organismo e devem ser ingeridas com frequência, afinal elas ajudam a regular o intestino além de prevenir o câncer.

Ao falar de bactérias logo vêm à mente pessoas doentes, porém há diversos alimentos probióticos que fornecem microorganismos vivos e são benéficos ao organismo. Você pode encontrá-los em leites fermentados e também em iogurtes.

Elas agem através da microflora contaminante, sobre a luta contra os patógenos ou patógenos oportunistas. As bactérias mais conhecidas deste grupo são os lactobacilos e Bifidobactérias.

Como as bactérias agem no organismo?

Mulher com iogurte

As bactérias permitem o funcionamento adequado do intestino, com isso evita a constipação intestinal, liberando fezes.

As células anormais podem ser mortas por asfixia através destas bactérias o que previne o câncer.  Contudo, elas produzem os ácidos graxos de cadeia curta, sendo responsáveis pela restauração das paredes do intestino.

O consumo destes alimentos também defende o sistema imunológico de microorganismos maléficos, pois as bactérias ajudam na produção da imunoglobina.

Outra bactéria como a Streptococcus thremophilus encontrada em leites e queijos também fornece benefícios ao corpo, pois ela produz vitaminas como B12 e o ácido fólico.

Os cientistas buscam lançar produtos enriquecidos com as bactérias, já que na Europa e na Ásia é possível encontrar alimentos como barras de cereais, margarina, maionese, sorvete, repleto por bactérias e que promovem o bem ao organismo. No Japão são encontrados chicletes com estes microorganismos.

Para pessoas que sofrem com certos problemas como a prisão de ventre o consumo destes alimentos são indispensáveis. Ainda não existe um estudo sobre a quantidade necessária de bactérias que fazem bem ao organismo, porém é indicada a ingestão de 4 vezes durante a semana.

Além de prevenir a estas patologias você contribui para a beleza da sua pele, ajuda a eliminar as toxinas, diminuem a absorção do colesterol e combate a infecções causadas por fungos, leveduras e bactérias nocivas.

Benefícios dos alimentos probióticos



Deixe uma resposta