Benefícios da aeróbica na terceira idade


Com o avançar da idade o seu organismo começa a funcionar mais de vagar, por isso praticar atividade física é muito importante, isso porque você atrasa o envelhecimento fazendo com que o seu corpo esteja sempre em atividade.

Já foram comprovados os inúmeros benefícios da atividade física na terceira idade, principalmente se esta for aeróbica, estes benefícios são:

• Redução de 40% do risco de ataques cardíacos e doenças ligadas ao sedentarismo
• Reduz níveis de colesterol
• Reduz pressão arterial e mantém a pressão arterial estável
• Ajuda a combater a osteoporose
• Aumenta a capacidade cardiopulmonar
• Estabiliza níveis de açúcar no sangue
• Mantém tônus muscular
• Favorece absorção de cálcio
• Melhora a velocidade de andar
• Melhora o equilíbrio
• Melhora a auto-eficácia e a auto-estima
• Melhora a ingestão alimentar
• Diminui a depressão

Estes benefícios são muito importantes, isso porque não adianta você chegar aos 90 anos de idade cheio de doenças, com dores e com uma qualidade de vida reduzida, é muito importante que você pense que o seu corpo é como uma máquina que precisa de manutenção, lubrificação, limpeza, dentre outros cuidados.

A nossa lubrificação são os nossos alimentos, por isso que sempre ouvimos falar o quanto é importante manter uma alimentação boa, isso não significa que você precisa excluir completamente frituras, refrigerantes e doces, isso significa que você precisa moderar no consumo destes alimentos e consumir mais verduras, legumes, carnes magras e sucos naturais.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos um programa de exercício leva á redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de AVC, doenças respiratória crônica e distúrbios mentais, além disso, é por causa da atividade física que o fato reduz de 30 para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si.

Isso porque a atividade física:

• Fortalece os músculos das pernas e costas
• Melhora os reflexos
• Melhora a postura
• Melhora a velocidade de andas
• Melhora a flexibilidade
• Mantém o peso corporal
• Melhora a mobilidade

Portanto estes resultados são muito bons, isso porque quando se está na terceira idade as chances de queda são maiores, isso porque os músculos estão mais fracos, a flexibilidade está diminuída, a velocidade ao andar é menor e o meso corporal na maioria das vezes aumenta.

Por isso compareça em um médico, faça os seus exames de rotina e peça á ele um encaminhamento para que você possa fazer uma caminhada, dança, aeróbica, natação, Pilates, hidroginástica, dentre outros esportes, e você verá como será uma terceira idade bem mais gostosa e vital.