Home / Beleza / Benefícios da Aloe vera a famosa ‘’babosa’’ e como cultiva-la em casa
aloe vera (babosa)

Benefícios da Aloe vera a famosa ‘’babosa’’ e como cultiva-la em casa

Saiba mais sobre essa planta que dá no que falar quando o assunto é saúde e saiba como cultiva-la em qualquer lugar e desfrute de tanto benefício.

Como já se sabe a aloe vera é conhecida por ter diversos benefícios para estética, mas o que pouco se sabe é que ela é poderosa também para a nossa saúde interna, além disso é uma planta que é facilmente encontrada e também pode ser facilmente cultivada em sua casa.

Nos dias de hoje é de suma importância saber sobre plantas que nos proporcionam excelentes resultados em casa, isso porque muitos produtos que são comercializados por aí estão com preços muito elevados e que podem doer no bolso.

Por isso é interessante saber sobre algumas coisas que são fáceis de adquirir e que são com custos bem baixos, e que, no entanto, causam o mesmo efeito. Além de serem utilizados para várias coisas e não somente uma.

Analise a composição da aloe e vera e em seguida a quantidade de benefícios que ela contém afim de beneficiar a nossa saúde.

Composição da aloe e vera

  • Saponinas

A espuma que essa substancia produz, possui propriedades antissépticas, para limpeza e antibacteriana. 

  • Antraquinonas

Existem 12 antraquinonas na aloe vera, tais como; aloína, isobarbaloína, antraceno, emodina, ester do ácido cinâmico, ácido crisofânico, barbolina, antranol, ácido aloetico, aloe emodina, óleo estéreo e resistanol. Todas essas substancias possuem propriedades atuantes como analgésico, laxante natural e potentes propriedades antibacteriana, antifúngica e virucidas.

Minerais  

  • Cálcio- para os ossos
  • Magnésio- usados por membranas de músculos para ajudar a conduzir eletricidade.
  • Manganês- para a absorção de minerais
  • Sódio- auxilia os ácidos presentes no organismo a não se tornarem alcalinos
  • Cobre- assegura que o ferro trabalhe corretamente no transporte de oxigênios nos glóbulos vermelhos.
  • Potássio- controla a acidez dos fluidos do organismo.
  • Zinco- contribui no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e gorduras.
  • Crômio- necessário para o bom funcionamento da insulina que controla os níveis de açúcar.
  • Ferro – utilizado para transportar oxigênio aos glóbulos vermelhos.

Vitaminas

A, B, B12, C, E, e também colina e ácido fólico.

Aminoácidos

São construções de proteínas que processam e reparam o tecido muscular. O organismo necessita de 22 tipos de aminoácidos e a aloe possui 20 desses. Sendo 8 deles essenciais e que a babosa possui 7.

Enzimas

As principais que contem na aloe e vera são; lipase, celulase, carboxipeptidase, amilase, fosfatase, alcalina. Estes componentes atuam na fragmentação de alimentos como gordura, amido e açucares.

Açúcares

Contem monossacáridos como glucose e frutose, assim como os polissacáridos. São açucares muito importantes para o organismo. Pois ajudam na digestão, regulam os níveis de colesterol, melhora no funcionamento do fígado e ainda promove na remineralizarão dos ossos.  

Esteroides vegetais 

São agentes anti-inflamatórios. É composto de; colesterol, sitosterol, campesterol e lupeol. Estes esteroides possuem propriedades antissépticas e analgésicas semelhante a aspirina.

A aloe e vera possui uma infinidade de benefícios para a nossa saúde, irei listar algumas de suas propriedades para o nosso corpo. Segue abaixo:

Propriedades da aloe vera

  • Propriedades laxativas

A aloína presente na planta que faz esse efeito de laxante natural.  

  • Antioxidante

Combate os radicais livres que prejudicam as células boas, podendo causar câncer futuros.

  • Antidiabéticas

Ajuda a regular a glicose no organismo, o crômio presente na aloe ajuda a conduzir a insulina para um bom funcionamento.

  • Anti-inflamatória

Segundo uma pesquisa, a aloe pode ser eficiente para tratar herpes, genital, psoríase, HPV, dermatite seborreica, estomatite, líquen plano, queimaduras, feridas, inflamação, exposição a frios severos e ações antifúngicas.

  • Analgésica

Tem propriedades que colaboram com o alivio de tensões musculares e ainda contribui com desconfortos de cólicas e dores de cabeça.

  • Cicatrizante

Auxilia no fechamento e espessura de cicatrizes devido aos aminoácidos que atuam como produtores de tecido muscular.

  • Digestiva

Graças as suas enzimas, é possível uma melhor quebra de alimentos e melhor condução dos mesmos no intestino.

  • Auxilia na dieta

Graças a sua propriedade digestiva é possível se ter uma maior quebra de gorduras ruins para o nosso organismo. Além disso é pouco calórica e pode ser usado o seu gel como massageador redutor de medidas.

  • Pele

Contém propriedades capazes de tratar acnes, manchas, deixar a pele macia, tratar feridas de pele e ainda deixa os lábios hidratados. Além de ser uma fonte da juventude.

  • Cabelo

Trata cabelos oleosos e com caspa, além de proporcionar um crescimento saudável e ainda dar brilho e hidratação para os fios.

São muitas às propriedades presentes na aloe e vera que nos beneficia grandemente, e além de todos esses benefícios, ela é ainda muito fácil de cultivar em casa podendo ser até plantada em vasos. Além disso depois de grande ela não requer tantos cuidados como evitar pragas e nem uma rega diária.

Saiba como cultivar

Para cultivar a aloe vera (babosa) basta você escolher o melhor lugar para planta-la em sua casa, como por exemplo vasos, quintais, latas de tinta limpas e de 5L, ou em qualquer lugar onde a planta pode se desenvolver bem.

Arrume terra de preferência a preta e com humos ou a vermelha típica de quintal e em seguida você estará cavando um buraco de tamanho proporcional a raiz da muda de aloe que você conseguiu retirando próximo ao ‘’pé’’ da planta. Jogue um pouco de agua e em seguida coloque a parte de raiz da muda dentro da cova. Cubra com terra e depois regue uma vez por dia até que ela esteja com força o suficiente para se manter com os dias de chuva.

As propriedades são significativas, no entanto é recomendado apenas um copo americano de suco de aloe por dia para se ter todos os benefícios.

Mas vale lembrar que em caso de qualquer reação adversa procure um médico. Além disso tudo é sempre importante estar a par de um médico especializado pois a aloe é utilizada como auxilio a tratamentos e nunca é dispensável a procura de um especialista para o caso de suspeita de alguma doença.

Espero que o artigo tenha sido de grande valia, não deixe de comentar seus interesses sobre artigos desse tipo. Aproveite para ler benefícios da canela para a saúde

(Visited 166 times, 1 visits today)

Veja Também

Saiba como emagrecer sem passar fome

Quando a palavra dieta vem em nossa cabeça, já nos é remetido a palavra ‘’fome’’ ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *