Benefícios da caminhada para o corpo e a mente


Caminhar é sempre bom seja no parque, nas ruas ou até mesmo em uma esteira. A atividade oferece inúmeros benefícios para o corpo e mente, afinal você exercita os músculos e reflete sobre assuntos variados.

É recomendado fazer caminhada ao menos três vezes por semana para que você possa manter a boa forma e evitar o sedentarismo. A caminhada pode ser praticada por adolescentes, adultos e idosos.

Quais os benefícios da caminhada para o corpo?

Amigos fazendo caminhada

A caminhada diária promove inúmeros benefícios para o nosso corpo entre eles podemos destacar a melhora da circulação sanguínea, pois o fluxo do sangue aumenta e leva os vasos sanguíneos a se expandirem, o que diminui a pressão.

O exercício também é benéfico para o coração, já que faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem o que torna o transporte de oxigênio mais eficiente para as outras partes do organismo como os braços e pernas.

A prática de atividade física também ajuda a evitar problemas no pulmão, pois é possível eliminar as impurezas tais como poeiras e catarros. A caminhada também é indicada para pessoas que sofrem com bronquite, já que promove um efeito de um xarope bronco dilatador.

Exercitar os músculos é sempre bom e você ainda evita problemas de osteoporose, derrames e infartos.

Benefícios da caminhada para a mente

Mulher ao ar livre respirando

Previne a depressão

Ao fazer caminhada você se distrai e contribui para uma boa aparência. Durante o exercício é liberado o hormônio endorfina produzido pela hipófise que promove o relaxamento e a sensação de alegria.

Promove o bem-estar

Uma caminhada leve faz com que você reflita sobre o seu dia e aprecie áreas verdes. Além do mais é possível caminhar na companhia de alguém que tenha afinidade, assim desperta o bom humor e levanta a sua autoestima.

Deixa o cérebro saudável

A caminhada retarda o envelhecimento e melhora a saúde. Durante o exercício é possível trabalhar a coordenação motora e o nosso cérebro é capaz de responder estímulos sejam eles sonoros, visuais ou táteis.

Caminhada diária

Veja outros benefícios do exercício.