Home / Curiosidade / Benefícios da cebola para a saúde

Benefícios da cebola para a saúde

Já ouviu falar dos benefícios da cebola? Que ela ajuda a emagrecer por exemplo? Se não sabe, acompanhe o artigo e descubra um alimento poderoso na sua cozinha e que pode te ajudar muito no assunto Saúde!

Como todos sabem, a cebola é um alimento muito presente na cozinha do brasileiro, seja ela para acompanhar refeições ou temperar um alimento, visto que a cebola faz parte da trindade dos temperos na culinária.

Hoje você vai descobrir curiosidades, utilidades, benefícios e até uma receitinha sobre esse bulbo que é muito amado ou muito odiado para as pessoas.


Há quem diga que o sabor da cebola é único e é isso que a torna um ótimo alimento, já há outros que não curtem o saborzinho ardido e forte da cebola.

Contudo na hora de preparar os alimentos a cebola está entre os mais queridinhos temperos da culinária, até quem não gosta da cebola como acompanhamento, curte ela como tempero diário.


No entanto, desde muito novos já ouvimos nossos pais dizerem ‘’comer cebola faz bem para a saúde’’ e apesar de ser apenas um bordão para que nós comamos o alimento, isso não foge nem um pouco da realidade, pois a cebola é sim um grande alimento que beneficia a nossa saúde e muito, veja abaixo algumas curiosidades e benefícios da cebola para a saúde.

Curiosidades sobre a cebola


Acredita-se que a cebola seja tão antiga quanto a agriculta, podendo datar uns 7.000 anos antes de Cristo.


No antigo Egito a cebola era considerada o símbolo da eternidade e por esse motivo ela era enterrada junto com os faraós, pois era dito que o cheiro forte os acordaria a qualquer momento.


Já na Grécia antiga, os atletas das primeiras Olimpíadas consumiam uma cebola antes do jogo, pois acreditavam que ao come-la eles teriam mais força.


Nero utilizava a cebola para tratar se seus resfriados, além de ter sido usada como tratamento para cólera e peste negra.

Tome cuidado com seu pet


As cebolas são muito benéficas para os seres humanos, no entanto ela tem o efeito contrário em alguns animais. Por exemplo se um cachorro ingerir uma cebola, ele terá uma séria irritação gastrointestinal e também causar danos em seus glóbulos vermelhos. Por isso toda atenção com seu pet pois os sintomas surgem depois de alguns dias.

Essas foram algumas curiosidades sobre a cebola, e logo abaixo será abordado os benefícios que a cebola tem para o organismo dos seres humanos. Veja logo abaixo:

Composição da cebola


A cebola possui uma infinidade de benefícios para saúde pois em sua composição contem vitaminas do complexo A B1, B2, B3, C e Quercetina, Saponina, Alininia, Antocianina. Além de minerais como cálcio, potássio e magnésio.

Tabela nutricional da Cebola/ 100g

CEBOLA Cebola crua Cebola cozida
Vitamina A 2mcg 2mcg
Vitamina B1 60mcg     35mcg
Vitamina B2 45mcg 25mcg
Vitamina B3 0,36mg 17 mg
Vitamina C 9,7mg 6,4mg
Caloria 31 cal 40cal
Proteínas 1,6g 1,2g
Cálcio 32mg 24mg
Lipídios 0,3g 1,8g
Ferro 0,5mg 0,2mg
Fosforo 44mg 16mg

Benefícios da cebola


Como dito anteriormente a cebola possui benefícios incríveis para saúde tais como:


• Alergias e resfriados
• Auxilia na proteção contra osteoporose
• Redução do colesterol ruim e triglicerídeos
• Ajuda na prevenção de doenças do sistema nervoso como; respiratório e circulatório
• Fortifica os cabelos e unhas
• Saúde da pele
• Prisão de ventre
• Equilibra os níveis de glicemia
• Tem poder anti-inflamatório
• Ajuda no combate a hipertensão
• Aumenta os níveis de testosterona (hormônio masculino)

Cebola na dieta


A cebola como se sabe tem níveis muito baixos de calorias, por isso não há mal algum em acrescenta-las em seu cardápio. A fibra presente na cebola é um grande auxilio para saciar a fome, auxilia na digestão dos alimentos porque também é diurética e por isso fica a dica; cebola na dieta sim!
Qual a melhor maneira de consumi-la


A melhor maneira de consumo sem dúvidas é ela crua, isso porque dá para se ter um melhor aproveitamento de suas propriedades como vitaminas e minerais, visto na tabela acima.

Ela pode ser incluída na alimentação crua; em carnes, saladas, acompanhamentos, lanches e até em petiscos.

A cebola pode ser consumida de várias maneiras, pois apesar de ela perder quase metade de seus benefícios quando cozida, não quer dizer que ela fica inutilizada. Por isso estarei deixando umas receitinhas muito fáceis de fazer e que você irá amar. Segue abaixo:

Chá de Cebola-

Para o preparo do chá basta apenas descascar a cebola (deixe um pouco das cascas pois nele contém a maior quantidade de Quercetina) coloque em uma panela e deixe em fogo baixo por uns dez minutos, depois de morno coe e beba durante o dia.

Creme de cebola light

Você vai precisar de:


• 2 cebolas médias
• Um creme de leite light
• Sal e pimenta a gosto
• 2 colheres de manteiga light


Basta você dar uma refogada na cebola junto com a manteiga, em seguida coloque a cebola refogada junto com o creme de leite no liquidificador e depois de batido, tempere com sal e pimenta a gosto.

Salada de cebola

Você vai precisar de:

• 1 cebola
• Azeite
• Sal
• Salsa
• Pimenta a gosto

Corte a cebola em rodelas em seguida tempere com azeite o sal e a pimenta e depois junte a salsa a gosto.

Mas vale lembrar que os benefícios da cebola servem de acompanhamento para caso de doenças, a ajuda de um médico deve ser sempre solicitada em caso de necessidades.


A cebola e os demais alimentos que possuem benefícios a saúde, servem como auxilio para o tratamento de diversas doenças, mas isso não quer dizer que você não tenha que acompanhar as receitas dadas por um especialista.

Mas se você não possui problemas de saúde pode utiliza-la para diversos fins de saúde e prevenir doenças que podem aparecer futuramente.

Espero que o artigo tenha contribuído com seus conhecimentos sobre os alimentos que temos dentro de casa e que possuem uma série de benefícios para a nossa saúde.

Não esqueça de deixar um comentário se você gostou ou não, para que sejam feitos mais artigos como esse. Aproveite para ler benefícios do alho para a saúde.

(Visited 7.970 times, 1 visits today)

Veja Também

Dicas importantes para economizar dinheiro no dia-a-dia

Dinheiro é realmente algo que gastamos sem perceber, isso porque em nosso dia-a-dia utilizamos as ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *