Benefícios do Ioga

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É muito bom que você busque informações sobre o Yoga antes de começar a prática. Pode se escrever Ioga ou Yoga, com ‘Y’ é o transcrito original, os dois são referidos á mesma atividade, que se refere ás tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia, e o modo de pronunciar é iôga, que significa união.

Por ser originada de outra cultura você verá que várias palavras ou nomes de algumas modalidades não serão brasileiras, por isso você poderá demorar um tempo para se adaptar. Os principais ramos do ioga são a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata ioga.

Apesar de todas estas distintas diferenças todas visam e trabalham a consciência corporal, o autoconhecimento, a flexibilidade, resistência e a respiração. Algumas das modalidades são mais suaves voltadas para a meditação, recitação de mantras, porém outras são baseadas em movimentos mais intensos, podendo até mesmo serrem chamados de “Power ioga”.

A prática do ioga traz resultados de uma forma muito rápida, principalmente para as pessoas que vivem na correria do dia-a-dia, estresse do emprego, por isso os exercícios aumentam a capacidade do pulmão em até um litro de ar.

Benefícios do Ioga

1. Consciência

Desenvolve a capacidade de consciência corporal, também permite identificar melhor as emoções e se autoconhecer.

2. Flexibilidade

A flexibilidade representa a nossa vida, pois sempre precisamos ser flexíveis para mudar de opinião e tomar decisões, assim o ioga prepara o corpo e a mente para receber estas transformações com mais facilidade.

3. Respiração

A consciência precisa entrar aqui também, pois quando a respiração é mal feita, isso indica saúde alterada, uma pessoa muito ansiosa, nervosa ou estressada, poderá amenizar este quadro com exercícios.

4. Respiração diafragmática

Está ligada também com a flexibilidade, pois quando aumentamos o uso do diafragma conseguimos condicionar melhor o pulmão a fazer esse tipo de respiração, aprimorando o desempenho físico durante o dia.

5. Resistência

Com o ioga você pode enfrentar os desafios, fortalecendo o corpo e criando uma espécie de resistência mental. A energia que usamos para superar os obstáculos bem da capacidade pulmonar.

6. Treino Progressivo

Um atleta que não treina a respiração nunca conseguirá chegar á uma São Silvestre, é o treino contínuo que aumenta a resistência cardiopulmonar e faz com que o indivíduo respire melhor e evolua o seu desempenho.

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