Benefícios do Pilates


Primeiramente é preciso que você saiba que RPG e Pilates são diferentes, apesar de em muitos casos eles terem o mesmo objetivo, eles são diferentes e englobam diferentes músculos.

Apesar de ter sido desenvolvido em 1920 o Pilates, método desenvolvido por Joseph Pilates está se tornando mais famoso somente agora, principalmente por muitas pessoas famosas divulgarem que estão praticando também.

Atualmente é uma técnica bastante conhecida por prevenir e tratar problemas de coluna, mas pode ser executado por muitas outras pessoas, como pelas gestantes, por exemplo, pois este irá melhorar as dores nas costas e ainda fortalecer toda a musculatura para a preparação para o parto.

O Pilates fortalece os músculos das costas, da coxa e do assoalho pélvico, inclusive o assoalho pélvico é um dos músculos muito importante e que em muitos casos são esquecidos, pois eles são os responsáveis por dar suporte á nossa bexiga, prevenindo a incontinência urinária, que tem grandes índices em mulheres que tiveram filhos em parto normal ou estão com idade avançada.

Os músculos servem para a sustentação do nosso corpo e por isso precisam sempre estar fortes para que possamos manter uma postura correta e não desenvolver deformidades, principalmente na coluna. Os músculos da coxa também tem ligação com a coluna, quando eles estão encurtados poderão fazer com que levemos a coluna para a frente, e isso feito demasiadamente poderá ser muito prejudicial.

Principais desvios da coluna que podem ser tratados

• Escoliose: desvio em forma de “S” ou em forma de “C” (normal ou ao contrário), este é desenvolvido durante o crescimento da coluna.
• Hiperlordose: Diz-se hiperlordose, porque a nossa coluna já tem uma curvatura normal denominada lordose, esta se encontra na cervical e na lombar, esta fica aumentada apresentando um formato de “C” ao contrário.
• Hipercifose: como no caso da jiperlordose, a cifose também temos em nosso corpo, como curvatura normal, esta se encontra nas vértebras torácicas e nas sacrais, quando ela está aumentada, grosseiramente podemos chamar de corcunda, pois acontece na maioria dos casos nas vértebras torácicas.

O Pilates deve ser aplicado por pessoas que tenham um curso credenciado, este pode ser um Educador Físico ou um Fisioterapeuta, que poderá dar as atividades junto á bola, somente no solo, com Thera-band ou nos aparelhos, além disso, hoje em dia você poderá encontrar até mesmo Pilates na água.