Bolsas de estudo no exterior

BOLSAS DE ESTUDO
Agora estudar no exterior não é mais um sonho.

Ter o nível superior é muito bom, isso porque quanto maior a quantidade de estudo e experiência você tiver, maiores as suas chances de conseguir um bom emprego com salário á altura.

Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é possível por motivos financeiros, mas visando um crescimento na tecnologia e ciência do país, Aloizio Mercadante anunciou na terça-feira (25) o Programa Ciência Sem Fronteiras.

Este programa vai custear cerca de 100 mil bolsas de intercâmbio nas principais universidades do exterior, isso está valendo desde alunos do ensino médio até ás pessoas de nível pós-doutorado.

Como foi feito o anuncio das bolsas de estudo no exterior?

O anúncio destas bolsas foi anunciada em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), lá foi possível contar com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff e de diversos ministros. Nesta reunião foi anunciado também que o programa é uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação juntamente com o governo irão disponibilizar 75 mil bolsas, sendo que as outras 25 mil são em parceria com uma empresa particular.

As áreas que o governo está disponibilizando são:

• Engenharia (quase todas)
• Ciências exatas (matemática, física e química)
• Computação
• Produção agrícola
• Tecnologia aeroespacial
• Petróleo e gás
• Áreas tecnológicas

Sendo assim, pode-se que o que realmente o governo deseja é aumentar a qualidade dos produtos brasileiros e assim melhorar a competitividade com os outros países.

A lista das universidades ainda não foi finalizada, mas sabe-se que as universidades Harvard, Stanford e Cambridge estão na lista das universidades do programa, mas sabemos que são mais de 200 universidades estrangeiras que estão dentro das áreas de ciências da saúde, ciências da vida e engenharia e tecnologia. As inscrições para as bolsas devem começar já neste ano de 2011, mas ainda não temos informações sobre as datas.

O valor médio da bolsa é de US$800 mensais, porém este valor pode variar de acordo com o curso escolhido e o tipo de instituição. Já o processo de seleção será administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Logo que tivermos mais informações sobre o Programa de bolsas de estudos para o exterior estaremos publicando para que você possa quem sabe estudar em uma grande universidade estrangeira.

Veja mais sobre as bolsas de estudo em:

Como funcionam as bolsas de estudo

Como conseguir bolsas de estudo do Prouni

Inscrições para bolsa de estudo Educa Mais Brasil