Câncer de próstata sintomas e tratamento

Está desempregado?
Marketing por

O câncer é uma doença muito temida pela sociedade, em especial pelos homens, principalmente se for a de próstata, é um assunto delicado, mas que deve ser abordado por nós, a fim de orientar os homens de que é preciso a prevenção.

Este tabu em volta do câncer de próstata existe por causa da técnica do exame para diagnosticar este tipo de câncer, porém saiba que novas técnicas para o exame de próstata estão sendo desenvolvidas e algumas já estão no mercado, tudo isso afim de que o público masculino comece a se prevenir.

É preciso que você esteja ciente de que este tipo de câncer em grande parte dos casos é genético, por isso se você tem alguém na família, é preciso ficar atento, além disso, a prevenção é muito importante, esta pode ser feita através da ingestão de alguns alimentos e do exame de rotina.

O que é próstata?

Próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino que ajuda a produzir e armazenar o fluido seminal, assim nos homens adultos a próstata possui cerca de 3 centímetros de comprimento e pesa cerca de 20 gramas.

Ela está localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, por isso ela por estar envolvida com parte da iretra, carrega parte da urina e so sêmen durante a urina e a ejaculação.

Então quando você tem alterações na urina, na ejaculação e no tamanho desta próstata, são formas de desconfiar de um câncer de próstata.

Como se desenvolve?

• Genética
• Hormônios (aumento da testosterona em homens com predisposição ao câncer de próstata)
• Dieta (dietas ricas em gordura aumento o risco, porque interferem no metabolismo dos hormônios sexuais)
• Doenças venéreas (como herpervírus tipo II e citomegalovírus)
• Fator ambiental (áreas mais desenvolvidas sofrem mais com este tipo de câncer por causa da fumaça dos carros, poluição, fertilizantes, comida gordurosa, cigarros, dentre outros)

Sintomas

Na fase inicial nada se sente, porém em casos um pouco mais avançados o homem poderá apresentar urina noturna, dificuldade em manter o jato contínuo de urina, dor ao urinar, sangue na urina, urina fétida, ereção dolorosa e dificuldade em atingir a ereção.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame de sangue que não é 100% confiável, exame de toque, que é onde os homens criam um tabu mas que é muito importante ser feito e a bióbicia onde se pega amostras do tecido que se tem dúvidas para poder fazer exames laboratoriais.

Tratamento

Tudo vai depender do estágio do câncer e se ele é maligno ou benigno, o tratamento poderá variar entre cirurgia, radioterapia, tratamento de bloqueio hormonal e ingestão de alguns medicamentos.

Está desempregado?
Marketing por