Características do romantismo


Quando se fala em literatura podemos nos preparar para diferentes tempos que o tipo de nossa escrita passou. A literatura brasileira e mundial passou por vários períodos.

Esses períodos são: Arcadismo, Barroco, Humanismo, Maneirismo, Modernismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Renascimento, Romantismo, Simbolismo e Trovadorismo.

Como se pode ver o romantismo é quase um dos últimos períodos da nossa literatura que hoje conta com escritores que defendem cada período de acordo com o que querem passar.

Com cada período vem a sua característica e aqui estamos para saber um pouco mais sobre o romantismo.

O romantismo defende a liberdade de criação e de expressão, onde podemos encontrar nos livros românticos liberdade de criação e expressão, nacionalismo, historicismo, medievalismo, tradições populares, individualismo, egocentrismo, pessimismo, escapismo e crítica social.

Portanto para que você consiga identificar um texto do período romântico basta encontrar uma ou mais destas características citadas acima, pois elas estão bastantes presentes neste período.

Então o nacionalismo, historicismo e medievalismo se caracterizam por exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando o seu passado histórico.

A valorização de fontes populares puxa o folclore. O confessionalismo mostra os sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida que são expressados na obra.

O pessimismo também é muito presente neste período, a melancolia, ambiente exótico, narrativas envolvendo o sobrenatural e muitas vezes associados á morte.

A crítica social citada como uma característica da obra tem uma posição mais agressiva.

E assim o romantismo passa por algumas gerações onde a primeira é caracterizada por nacionalismo, romance histórico e medievalismo e a segunda geração é caracterizada por um período ultra-romântico com muito exagero e emocionalismo como tédio, sonho e desejo.

E por fim a terceira geração é uma fase que antecipa a escola Realista que substituirá o Romantismo, onde a emoção dará lugar á literatura do tom exato.