
Muitas mulheres têm o corrimento vaginal e por isso se preocupam achando que isso pode ser um aviso de alguma infecção.
Este não é um problema incomum e 85% das mulheres sofrem com isso diariamente. Por isso é importante que você saiba identificar quando ele é normal e quando é considerado um aviso de infecções por bactérias e vírus.
Por vergonha e medo, muitas mulheres antes de procurar o auxílio médico, costumam se automedicar.
O que é corrimento vaginal
A secreção vaginal é algo fisiológico e quando não possui nenhum microrganismo envolvido, possui coloração clara ou branca, sendo composta de líquidos cervicais, que pode variar em aspecto e quantidade, dependendo do ciclo menstrual.
Corrimento Vaginal
Quando o corrimento vaginal não tem mais uma coloração branca ou clara e acaba tendo um cheiro forte, podemos identificar este corrimento como anormal e patológico e isso acontece devido algumas bactérias e fungos que se proliferam na vagina.
Alguns causadores deste aumento incomum do corrimento vaginal, poderá ser:
- Infecções sexualmente transmissíveis (Clamídia, Gonorréia, Tricomoníase e Herpes);
- Infecções por bactérias (Vagnose, Candidíase e bacteriana)
- Outras causas (Gravidez, Câncer, latrogenia e condições dermatológicas)
Cada uma destas afecções na vagina podem fazer com que o corrimento tenham alterações e por isso é importante que você saiba identificar o tipo de corrimento que você está apresentando.
Corrimento branco com coceira
O corrimento apresenta o aspecto leitoso e esbranquiçado, pode estar associado a prurido vulvar e apresentará na vagina uma sensação de queimação, sintomas típicos da candidíase.
Corrimento acinzentado ou amarelado com mau cheiro
O odor é fétido e bastante característico, pode ser comparado com “cheiro de peixe podre”, podendo indicar uma infecção da vagina por uma bactéria chamada clamídia ou gardnerella.
Corrimento amarelado e de aspecto espumoso
Não sempre é acompanhado por mal cheiro, apresenta-se geralmente após a menstruação e o corrimento vaginal é bastante característico, por ser amarelado e parecer estar acompanhado de uma espuma. Levanta a hipótese de infecção por um protozoário chamado Trichomonas Vaginalis.
Corrimento com coloração marrom ou com sangue
Com a coloração marrom ou com cor de sangue vivo, este corrimento vaginal pode indicar lesão do aparelho genital, que pode ser causado por vários motivos, inclusive câncer.
Tratamento para o corrimento vaginal
O tratamento para o corrimento vaginal vai depender do tipo de bactéria ou fungos que se instalou, pois o medicamento deverá ser apropriado. Algumas pessoas apostam em remédio caseiro, como banhos de acento, mas o ideal é que o mais rápido possível você procure um médico para fazer o tratamento adequado.