Causas e riscos da anorexia

6


Anorexia é doença.
Homens e mulheres podem sofrer com a anorexia.

Anorexia é a perda ou ausência do apetite que resulta na perda exagerada de peso que pode ser confundida facilmente com a anorexia nervosa, que é um transtorno alimentar. O problema é nítido em jovens e adolescentes que trabalham com a imagem como as modelos.

O problema tem se tornado comum em meio aos jovens e quando se deparam com o problema sabem o quanto é difícil se recuperar, pois é considerado um problema psicológico fazendo que com que não tenha vontade de comer sentindo aversão a comida mesmo que queira.

A anorexia é um problema muito sério podendo causar grandes complicações na saúde e até mesmo levar a morte e a perda de peso acaba sendo incontrolável, onde as causas ainda são desconhecidas, pois diversos fatores podem estar envolvidos por trás da doença já que os hormônios e gênios podem desencadear o seu desenvolvimento.

Diante estudos uma pesquisa aponta que as pessoas afetadas pela anorexia são de idades entre 15 e 25 anos de idade com 95% dos casos ocorrendo com mulheres, mas os homens também podem ser afetados e inclusos na mesma faixa etária.

O que causa a anorexia?

Modelo anoréxica.

Como foi dito anteriormente as causa exatas ainda são desconhecidas para o problema, mas os fatores genéticos e os hormônios podem acabar tendo um papel fundamental no desenvolvimento do problema. Abaixo seguem alguns dos fatores que podem causar a doença.

– Busca pelo corpo perfeito.
– Exagero em seguir regras alimentares.
– Ser muito preocupada com a aparência.
– Desejo intenso de perder peso.
– Autoimagem negativa.
– Problemas na alimentação.

Exames para identificar anorexia

Mulher com anorexia.

A anorexia pode ser contata pelos médicos devido ao baixo peso, mas outros exames são necessários para identificar o dano que a doença está causando à saúde e os métodos indicados de modo que possa reverter o quadro.

– Hemograma completo.
– Proteína total.
– Exame de intensidade óssea para saber se estão finos.
– Eletrocardiograma.
– Testes de função hepática.
– Teste de funcionamento dos rins.

Como lidar com a anorexia e bulimia

Como é o tratamento da anorexia?

O tratamento para anorexia é muito complexo e intenso, já que a paciente acaba tendo uma visão destorcida do próprio corpo achando que ainda está gorda mesmo estando abaixo do peso indicado para a idade e estatura.

O maior desafio é fazer com que a pessoa tem a doença já que a busca pelo tratamento é dada pelo quadro grave, pois o principal objetivo é ganhar peso cerca de 0,5 a 1,4 kg por semana para ser mais objetivo, mas claro que tudo com base em alimentos saudáveis e com nutrientes que o corpo precisa.

Casos graves de anorexia

A maioria dos pacientes busca o tratamento quando em estágio crítico, alguns deles necessitam de uma permanência prolongada no hospital. Veja abaixo algumas das necessidades as quais os pacientes ficam internados.

– Quando perder muito peso cerca de 70% abaixo do peso corporal ideal.
– Em casos de subnutrição grave o paciente tem que se alimentar por uma veia ou tubo de alimentação no estomago.
– Permanece no hospital se houver perda de peso mesmo com o tratamento.
– Casos de depressão grave e até mesmo tentar contra a própria vida.

Portanto se você tem filhos em casa ou conhece alguém que sofre com o problema procure orientá-lo e explicar o quão grave é a doença e quais as sérias conquências para saúde.

Conscientização sobre o combate a anorexia

Veja mais assuntos relacionados à anorexia

Anorexia e bulimia não levam a nada

Sintomas que causam a anorexia

O que é anorexia sexual?



Deixe uma resposta