COMER O QUE CAIU NO CHÃO FAZ MAL?

Está desempregado?
Marketing por

Sem enrolar muito e sendo direta já vou responder que: sim! Comer o que caiu no chão pode trazer grandes problemas à sua saúde. De acordo com Marcos Vinicius, infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, comida que caiu no chão só deve ser ingerida se for lavada. Caso contrário, lixo. “É absurdo dize ‘o que não mata, engorda’. Não existe princípio técnico e científico para essa afirmação”, diz o mesmo.

Em 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, jogaram comida em diversos madeirais que o chão pode ser feito. O fluxo no carpete foi o mais lerdo, mas mesmo assim, nos primeiros instantes 99% da bactéria dos posso já estavam na comida. E essas bactérias podem causar doenças trágicas, como disenteria, que podem até mesmo matar.

COMER O QUE CAIU NO CHÃO

O chão da rua é mais sujo que o de casa, e isso todos sabemos. Mas não há pesquisas que pontue o quão a calçada é mais perigosa do que seu quarto, porque dependendo do lixo que há na região, pode várias de bairro para bairro, ressalta Marco Antônio Lemos, doutor em ciências dos alimentos pela UFRJ.

Mesmo sabendo disso, há muitas pessoas que se arriscam. Marta Evangelista de Lima, do Conselho Federal de Nutrição, assume: “Já comi, estava na minha casa e sei em que circunstância estava. Se fosse em um hospital ou na rua não me arriscaria.”

Comer O Que Caiu no Chão, Mitos Sobre a Sujeira

Verdades e mentira em relação ao chão e o que comemos podem ser contadas sem sabermos se é verdade ou mentira, por isso, vamos desvendar alguns mitos.

Isso é verdade. A cremosa pode ser o maior crescimento do microbiano. Mas, a seca também é contaminada.

  • Se ficou menos de 5 segundos no chão, não há perigo

Pura bobagem. O tempo de contato com o chão não interfere na contaminação microbiológica.

  • Faz mal para você, mas não para o cachorro

Verdade. O cachorro tem maior resistência a alguns organismos nocivos ao ser humano.

  • Assoprar a comida retira a sujeira

 

Mito. Pode retirar uma sujeirinha aparente. Mas, a contaminação microbiológica continua.

Está desempregado?
Marketing por