Comidas Típicas do Folclore

5


FOLCLORE
o Folclore é uma tradição grandiosa aqui no Brasil.

O folclore faz parte da tradição nacional, onde celebramos algumas tradições e lendas que fazem parte do cenário da imaginação e da fantasia.Muitas pessoas não levam muito a sério a cultura folclórica, isso por que de fato desconhecem essas historias da mistura de pessoas com bichos.

De fato o folclore não passa de uma alegoria, ou seja, são lendas interessantes que nos fazem ter uma imaginação mais fértil sobre tudo o que aconteceu no passado.

A cultura folclórica faz parte diretamente da cultura e tradição indígena, um povo de raiz na natureza que até hoje tem seu contato com a mesma e não perde de maneira alguma suas tradições e costumes, onde vivem em tribos e também têm um chefe que governa tal povo.

Tradição folclórica aqui no Brasil

No Brasil essa tradição é muito grande, onde vemos que algumas de nossas regiões levam muito a sério as datas e comemorações do folclore. Tanto no norte como no nordeste o folclore é muito comemorado com montagens, exposições e muita imaginação.

Um ponto principal do folclore nessas regiões são as comidas típicas, pratos esses que são feitos para convidados da festa e que também fazem parte da cultura folclórica de nosso país. São receitas simples e fáceis de fazer que fazem um sucesso muito grande atraindo cada vez mais pessoas para essas regiões no tempo do folclore.

Receitas das comidas Típicas do Folclore

O famoso pé de moleque

QUITUTES PÉ DE MOLEQUE

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
3 xícaras de amendoim (torrado e sem pele).

Modo de preparar:
Derreta o açúcar, cuidando para não queimar e não ficar bolinhas
Colocar devagar o leite condensado
Em seguida, o amendoim, mexa até desprender da panela
Passar margarina na pia e despejar
Depois de frio, cortar em quadrados.

Bolo de batata Doce:

BOLO DE BATATA DOCE

Ingredientes:
1 kg de batata-doce
1 lata de leite condensado
1 garrafa (pequena) de leite de coco
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.

Modo de preparo:
Cozinhe a batata-doce em água sem sal e passe pelo espremedor ainda quente.
Misture bem com o restante dos ingredientes.
Ponha para assar numa forma untada e leve ao forno médio.
Quando espetar um palito ou um garfo e este sair limpo, o bolo está pronto.

Canjica

CANJICA

Ingredientes
1 xícara e meia de chá de canjica branca
1 lata de leite condensado
400 ml de leite
250 g de amendoim
Canela em pó a gosto

Modo de preparo
Deixe de véspera a canjica branca de molho em água fria. Remova a água e cozinhe em panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 2 horas. Leve ao forno o amendoim até dourar, espalhe em um guardanapo de pano e pressione o amendoim no guardanapo até soltar as casquinhas vermelhas. Depois do amendoim limpo deixe separado, unte o leite condensado, o leite e o amendoim na panela com a canjica cozida, deixando ferver por 5 minutos. Despeje em tigelas e polvilhe com canela em pó

Quindim

QUINDIM

Ingredientes:
10 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s)
50 gr de coco ralado(s)
150 ml de leite de coco
200 gr de açúcar.

Modo de preparo
Depois de peneirar as gemas junte o restante dos ingredientes e misture delicadamente. Unte uma fôrma de anel com muita manteiga e em seguida polvilhe açúcar na fôrma. Acrescente o líquido à fôrma e leve para assar em banho-maria, até ficar dourado e o coco ralado subir a superfície.

Pamonha

PAMONHA

Ingredientes
12 (doze) espigas de milho verde
1 (um) copo de água
2 (duas) xícaras de açúcar
1 (uma) xícara de coco ralado fino
1 (uma) pitada de sal palhas para a embalagem.

Modo de preparo
Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água. Acrescente o coco, o açúcar e mexa bem. Coloque a massa na palha de milho e amarre bem. Em uma panela grande ferva bem a água, e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água. Importante: a água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfizer; Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, retirando as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira. Deixe esfriar em local bem fresco. Sirva com café e queijo ralado

Essas são algumas das receitas típicas do tempo do folclore nessas regiões mencionadas. Vale sempre lembrar que temos outros pratos e receitas que podem ser feitas nessa época, são doces e salgados, que irão de fato dar um gostinho melhor a essas comemorações.

Veja mais sobre o folclore em:

Lendas brasileiras

Personagens do folclore brasileiro

Qual a origem do folclore?

1 Comentário

Deixe uma resposta