Como ajudar seu filho que repetiu o ano na escola

Está desempregado?
Marketing por

Como ajudar seu filho que repetiu o ano na escolaChega o final do ano e lá vem a bomba, seu filho está reprovado e terá que fazer tudo de novo, na cabeça dos pais já vem mil e uma coisas, como o tempo perdido, o dinheiro jogado fora, já as crianças ou o adolescente já pensa que vai entrar em uma sala longe dos amigos no ano que vem e pode até perder mais ainda a vontade de estudar.

Mais o que fazer? Colocar de castigo funciona? Muitas vezes o castigo não é a melhor opção, muitas vezes a criança ou o adolescente repetiu porque realmente tem dificuldades ou problemas com a própria escola e o sistema de ensino, além é claro da chance de ter alguns problemas na própria casa.

Não adianta ser muito dura, ele pode até não demonstrar e fingir que não está nem ligando, mais com certeza deve estar muito envergonhado por ter reprovado, o que tem que fazer nessa hora é ajudá-lo a cima de tudo.

Quando a criança ou o adolescente reprova é uma situação horrível, mais se pensar bem pode até ter seu lado “bom”, veja bem, com a reprovação ele vai perceber que realmente vai precisar se empenhar mais nos estudos para que isso não aconteça de novo.

Vai perceber também que estudar só na véspera da prova não vai adiantar muito, que é preciso ter um equilibro entre o lazer e os estudos, e sem contar que vai estar bem mais preparado para começar o ano, já que vai ter noção de tudo que será aprendido.

Pra você lidar com isso é simples, primeiro de tudo tente descobrir a causa dessa repetência e ajude-o a melhorar isso, se ele foi bem em algumas matérias de os parabéns e não deixe seu filho desanimado, veja se é melhor trocar de escola, as vezes o desempenho pode ficar pior na mesma escola pois vai ver que os antigos colegas estão acabando e ele ainda não.

Crie uma rotina de estudos para seu filho, um tempo de estudo e outro de lazer, acompanhe a vida escolar dele e veja quais são as matérias que ele tem dificuldade, ajude-o na lição de casa e acima de tudo, esteja sempre ao lado dele.

Está desempregado?
Marketing por