Como conseguir bolsas de estudo do Prouni


Como conseguir bolsas de estudo do ProuniO Prouni (Programa Universidade Para todos) tem como objetivo conceder vagas para estudantes de baixa renda nas universidades privadas, o prouni oferece a bolsa integral ou a parcial para cursos tradicionais de duração de 4 anos e os seqüenciais que tem duração de 2 anos, o programa começou para ajudar alunos que não conseguiram ingressar em uma universidade publica ou federal para conseguir entrar na universidade particular.

Para conseguir a bolsa do Prouni o alune deve:
– Ter cursado o ensino médio inteiro ou parte dele em escola pública
– Ter cursado o ensino médio inteiro ou parte dele em escola particular mais com bolsa integral
– Ser um aluno portador de necessidades especiais
– Ter uma renda familiar que seja menor que o valor de três salários mínimos.
– Obter notas iguais ou maiores de 400 na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
– Ser um professor de escola publica que deseja bolsa nos cursos de licenciatura ou pedagogia, no caso dos professores não é necessário ter menos de três salários mínimos.

A seleção de alunos que vão ter o direito a bolsa do Prouni é feita em duas etapas, primeiro eles analisam as notas que os alunos obtiveram no Enem e também aquele perfil socioeconômico que todos preenchem ao fazer a inscrição do Enem, no final de novembro começam as inscrições para os interessados e é preciso ficar de olho na universidade que você deseja ingressar para ver os períodos de inscrição do Prouni para a pré-matrícula. A segunda etapa é feita pelas próprias universidades que tem o programa,
O aluno tem a opção de escolher cinco universidades diferentes na hora de se inscrever, no Prouni assim como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) as notas vão sendo atualizadas diariamente cada vez que os alunos vão se inscrevendo, é importante ficar sempre de olho nessas notas porque se um aluno tiver notas maiores ele vai te passar.
Além dos requisitos de salários e bolsas no ensino médio é necessário muito estudo para uma boa nota no Enem, assim as suas chances de conseguir uma bolsa integral ou parcial em uma instituição privada é bem maior.
Resumindo é assim, o aluno se inscreve no site do Prouni, consegue uma nota que seja suficiente para ser pré-aprovado, ele faz sua pré-matrícula na faculdade, a faculdade aprova o aluno e ele já poderá fazer a matricula na instituição.