Home / Emprego / Como conseguir seu segundo Grau Rápido

Como conseguir seu segundo Grau Rápido


O número de pessoas sem o diploma do segundo grau é absurdamente grande! Seja por motivos de trabalho ou questões financeiras, muitos jovens abandonam a escola cedo demais e não concluem seus estudos. Mas chega um momento que isso faz falta, não é mesmo? No entanto é possível conseguir seu segundo grau rápido! Basta inscrever-se em algum programa, estudar e passar na prova! Assim você poderá melhor se qualificar no mercado de trabalho e até fazer uma faculdade! Incrível não é mesmo? Então veja como terminar seus estudos:

EJA — Educação de Jovens e Adultos

Para terminar o segundo grau com o EJA, você precisa ter no mínimo 18 anos. As aulas podem ser frequentadas ou ainda no módulo EAD. Cada região do país tem um formulário de inscrição, portanto é bom se informar na cidade e estado que você mora. O tempo de duração do curso é de 4 anos.


Você precisará passar pelo exame EJA para concluir o seu segundo grau. Informe-se como são feitas as inscrições para o provão e estude para passar!

CEEJA — Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos

O CEEJA é a maneira mais simples e prática de conseguir concluir o segundo grau rápido. Sua função é ajudar jovens com mais de 18 a conquistarem o diploma do ensino fundamental e/ou médio. Não há aulas, o aluno poderá estudar em casa para a prova do CEEJA.

A inscrição é feita pelo site e você precisará apenas do seu CPF e um email válido. Atenção da hora de informar o grau de escolaridade que você deseja o diploma! Não há possibilidade de alterar depois, ok? Se você possui alguma deficiência, deverá informar no ato da inscrição.


Diferente do EJA, o CEEJA é uma prova que acontece anualmente. Ou seja, você poderá concluir o segundo grau em apenas um ano!

ENCCEJA — Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Através do ENCCEJA é possível conseguir o diploma do ensino fundamental e/ou médio. É um exame que avalia as competências adquiridas pelos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

Para passar na prova do ENCCEJA e conseguir seu segundo grau rápido, você precisará obter 100 pontos por matérias. O exame é feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é composto de 4 provas com 30 questões cada. Cada questão vale 4 pontos.  Há também a redação, na qual o candidato precisa conseguir nota igual ou maior que 5.

As inscrições para o programa são feitas pelo site oficial do ENCCEJA. Lá você também encontra o calendário de provas.



Concluir o segundo grau abrirá muitas portas. Várias vagas de emprego precisam do diploma, bem como concursos públicos. Se você também sonha em se profissionalizar, cursos técnicos e a faculdade também exigem o segundo grau completo. Portanto, inscreva-se em um dos programas acima e estude para a prova! Assim você conseguirá o seu diploma do ensino médio rapidamente!

Veja Também

Saiba agora como ser empregado na Ambev

SAIBA MAIS SOBRE A EMPRESA Contando com mais de duzentas marcas de bebidas, a AMBEV ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *