Home / Emprego / Como conseguir um emprego como Cuidadora de Idosos na sua cidade
Senior woman playing checkers with a nurse in a retirement home

Como conseguir um emprego como Cuidadora de Idosos na sua cidade


Quem tem um idoso na família sabe como é difícil a rotina. Além dos afazeres domésticos e do trabalho, é preciso cuidar, dar remédios, dar banho e muitas vezes até alimentar. O profissão de cuidadora de idosos vem crescendo diariamente, afinal, cada vez mais famílias procuram por esse profissional.

Existem clínicas e até casas de repouso que aceitam e contratam cuidadoras. Mas há também as famílias que preferem que o idoso seja tratado em casa. Nestes casos, a cuidadora poderá até mesmo dormir na residência, dependendo da situação e o acordo com a família.

Entenda melhor a profissão e veja como conseguir um emprego como cuidadora de idosos na sua cidade:

Onde trabalhar como cuidadora de idosos

O principal local de trabalho de uma cuidadora de idosos é na casa da família. Estima-se, segundo dados do IBGE, que até 2050 a população de idosos irá triplicar! Somando essa informação com a vida rotina corrida, percebe-se que essa profissão se fará essencial em alguns anos.

O horário de trabalho e o salário irão variar de acordo com cada caso. Há idosos que precisam de cuidados 24 horas por dia, nestes casos, é normal haver mais de uma cuidadora. Em outras situações, o profissional se faz necessário em apenas algumas horas por dia ou até mesmo apenas para dormir.


Para encontrar uma vaga em sua cidade é preciso estar atento nas vagas. Se você conhece famílias com um idoso, ofereça os seus serviços. Outra maneira é pedir recomendações em postos de saúde ou até mesmo hospitais. Há vagas também em sites de emprego. Faça seu cadastro e fique acesse a plataforma escolhida diariamente.

Cuidadora de idoso: o que faz?

A função de uma cuidadora de idoso é zelar pela saúde física e mental de pessoas com idade avançada. Para isso é preciso:

  • Dar medicamentos na hora certa;
  • Aferir pressão arterial quando necessário;
  • Dar banho;
  • Trocar roupas e/ou fraldas;
  • Atentar-se a higiene em todos os aspectos;
  • Cuidar da alimentação;
  • Levar ao médico quando necessário;
  • E outros afazeres que a família julgar necessário.

A função é desafiadora. Nem todos os idosos envelhecem da mesma forma, portanto é preciso ter muita paciência e empatia. Esteja preparado, por exemplo, para responder as mesmas perguntas várias por dia ou ainda para vigiá-lo o tempo todo.



É preciso também ter conhecimentos específicos para poder cuidar e até mesmo realizar os primeiros socorros, caso seja necessário.

Como ser uma cuidadora de idosos

Para atuar como um cuidador de idosos é preciso ter cursos específicos nessa área. Há instituições que oferecem o curso gratuito, porém, é preciso que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Outros cursos também servem e agregam conhecimento e valor à profissão, como os cursos de enfermagem, nutrição e primeiros-socorros.

Se encaixa nesse perfil? Procure um curso de cuidadora de idosos e comece a se especializar nessa área. O campo de trabalho é vasto e sempre haverá boas oportunidades.

Veja Também

Saiba agora como ser empregado na Ambev

SAIBA MAIS SOBRE A EMPRESA Contando com mais de duzentas marcas de bebidas, a AMBEV ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *