Home / Destaque / Como conseguir um emprego em tempos de crise

Como conseguir um emprego em tempos de crise

A crise vem afetando muita gente, resultando vários cortes de despesas em casa. Ela também aumentou o número de desempregados. Hoje, são milhares de pessoas tentando conseguir um emprego em tempos de crise. E parece que cada dia está mais difícil, não é mesmo?

Não precisa se desesperar para encontrar uma vaga de emprego. Aliás, o primeiro passo para conseguir um é acalmar-se! Em seguida, siga as nossas dicas aqui:

Atualize seu currículo

Apesar de clichê, essa dica é eficiente. O currículo é a porta de entrada para uma entrevista de emprego. É através dele que o empregador irá conhecer suas habilidades profissionais e suas experiências.

Mantenha o seu currículo atualizado: contato, informações profissionais e acadêmicas. Se possível, procure se atualizar. Faça cursos profissionalizantes. As opções vão desde os cursos gratuitos, os mais em conta e até mesmo os mais caros. Escolha qual o melhor para você!

Procure vagas adequadas ao seu perfil

Há várias vagas de emprego por aí. Ao invés de ir distribuindo currículos para todo lado, seleciona as vagas que você mais se encaixa. Isso aumenta suas chances de conseguir um emprego.

Se você tem experiência com vendas, tenta encontrar algo nessa profissão. Se você é bom em administrar, procure um emprego que se encaixe com essa competência.

Esteja aberto a novas propostas

Pode ser que o emprego dos sonhos não bata em sua porta nesse momento. Mas estar aberto a novas propostas é um caminho que ajuda a encontrar uma boa vaga. O salário pode não ser o esperado, mas aceitar o emprego nesse momento pode ser uma boa. Principalmente se você não anda conseguindo muitas entrevistas.

Estar aberto a novas propostas também abre oportunidades: você adquire experiências e ainda pode se mostrar capacitado para uma promoção futura.

Aproveite vagas temporárias

Em datas comemorativas o comércio e até fábricas aumentam suas vendas. Com isso, precisam aumentar o número de funcionários para tender o público e/ou produzir tudo o que precisam. Milhares de pessoas são contratadas temporariamente.

Aproveite esses períodos e tente encontrar algo que encaixe em seu perfil. Mesmo que seja apenas por pouco tempo, é uma ótima oportunidade para mostrar como você é bom. Quando seu contrato chegar ao fim, o empregador poderá chamá-lo posteriormente para outras vagas. Ou seja, vagas temporárias são ótimas para que as empresas conheçam o seu trabalho. Portanto, aproveite-as e dê o seu melhor!

Arrase na entrevista de emprego

Conseguir uma entrevista de emprego pode dar muito trabalho! Mas mesmo com um currículo impecável, há quem peque na hora de se apresentar pessoalmente. Vá vestido adequadamente e mantenha a calma. Mostrar-se nervoso irá apenas prejudicar a sua candidatura.

Converse normalmente com o entrevistador. Fuja das respostas clichês e demonstre interesse em fazer parte daquela equipe. Em hipótese alguma demonstre-se desesperado! Isso pode causar efeitos negativos e acaba com suas chances de conseguir um emprego em tempos de crise.

Se você está buscando uma vaga de emprego há tempos, talvez seja hora de empreender! Pense em coisas que você sabe fazer muito bem e comece a trabalhar! Vale vender salgados, doces ou até peças artesanais! Mas o importante é conseguir driblar a crise com criatividade e força de vontade!

Veja Também

Curso Gratuito de Técnico em Enfermagem Pronatec

Se você deseja ingressar na área da saúde e está procurando um bom curso de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *