Como consultar o IPVA

1

O IPVA é preciso pagar no começo do ano, podendo ser pago a vista ou em três vezes com juros incluso. Já o licenciamento e o seguro DPVAT são pagos apenas no mês do último número da placa do veículo.

Para este ano de 2011 é possível que o Seguro Obrigatório DPVAT tenha um reajuste.

O cronograma do licenciamento é, mês que irá pagar, correspondente ao final da placa:

Abril- 1
Maio- 2
Junho- 3
Julho- 4
Agosto- 5 e 6
Setembro- 7
Outubro- 8
Novembro- 9
Dezembro- 0

O departamento responsável pelo IPVA é o DETRAN que faz o controle do valor de cada veículo e depois o controle de quem pagou ou não, mandando os dados para as CIRETRANs e para os departamentos de Polícia.

Isso porque caso o condutor esteja com o seu veículo irregular perante o pagamento do IPVA e o policial parar, ele saberá que o motorista não esta com suas obrigações cumpridas, gerando então a multa, dentre outras consequências.

Como consultar

Visto que para que você possa consultar o IPVA do seu veículo é preciso que você entre no site do DETRAN de seu estado, vá até o menu de consultas e clique em IPVA, lá você terá que preencher o RENAVAM do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário do carro.

Dessa forma você será levado para outra página, onde você verá se está tudo certo ou não. Por isso acesse o site do Detran e consulte o seu IPVA caso você seja de outro estado basta mudar a sigla de SP para a sigla de seu estado.

Portanto caso você não consiga é possível fazer a consulta do IPVA no site da Secretaria da Fazenda. Assim você não correrá o risco de ter um veículo irregular, além de poder consultar para saber o valor que você terá que pagar.

DETRAN RS – Consultas de Multas, IPVA e Licenciamento

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui