Como contar aos filhos sobre a separação dos pais

1

Saiba como contar aos filhos sobre a separaçãoHoje sabemos que os registros de separação são muito grandes, maiores do que os de casamento, por isso podemos afirmar que isso está se tornando algo comum.

Com certeza alguns pais de alunos da classe dos seus filhos serão separados. Mas a maneira como o pai e a mãe enfrenta esta separação, poderá influenciar muito em como o filho irá aceitar e reagir.

Mas a primeira dica é, não engane o seu filho, não diga a ele que o pai está viajando e que vai demorar a chegar, pois ele poderá ouvir de outra pessoa, ou então descobrir de alguma forma sobre a separação e aí será pior.

Seja sincero com os seus filhos, para que eles continuem confiando em vocês. Uma mentira poderá ser uma espécie de traição. Então quando for contar ao seu filho, sente, faça uma introdução sobre relacionamentos, mostre que não é fácil, e frise sempre que puder, que esta escolha não é por causa dele.

Explique o motivo da separação, isso é muito importante. Além disso, fale quando será a separação e como será, explique o que acontecerá com os filhos, afirme sempre que vocês estão se separando, mas vão continuar sendo pai e mãe.

Ouça todas as dúvidas dos seus filhos, ouça os desejos, medos, e tente sempre tranquilizá-los. Por isso, o momento certo para informar sobre a separação, é quando tudo estiver resolvido. Então primeiramente o casal precisa ter conversado e entrado em um acordo sobre como ficarão a situação de ambos.

O mais indicado é que o casal fale junto com os filhos, isso para evitar que um fale uma coisa, o outro fale outra, acabando por confundir ainda mais a cabeça dos filhos, que muitas vezes nem percebem como está indo o relacionamento dos pais.

O local mais indicado para esta conversa é na casa de vocês, sem interrupções, local onde vocês poderão conversar com mais tranquilidade.

Após a separação, independentemente de quem é a guarda da criança, o outro lado deverá sempre estar presente na vida da criança, pois ela continuará indo para a escola, fazendo esportes e saindo, por isso mesmo que você não more mais com seu filho é importante que você saiba tudo que acontece com ele.

Saibam que a separação não é algo aceitável de primeira pelos filhos, nos primeiros dias vai ser comum eles não quererem conversar, pois os filhos agem como um reflexo dos pais. Porém com o passar do tempo eles irão assimilar a situação.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui