Como controlar rinite alérgica

Está desempregado?
Marketing por

Espirros constantes, coceira e coriza no nariz podem ser sintomas da rinite alérgica, principalmente quando estes sintomas aparecem quando você varre a casa, passa um perfume ou dorme em um lugar diferente.

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa do nosso nariz que aparece quando entramos em contato com alguma coisa de cheiro forte. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ABAI) este problema acomete cerca de 20% dos adultos e 40% das crianças, lembrando que são mais freqüentes entre os meses de junho e julho, onde o clima é mais seco e frio.

Dentre as pessoas que tem retine 90% delas são alérgicas ao ácaro, é um bichinho imperceptível aos olhos que fica presente na poeira domiciliar, colchão, roupa quando guardada por muito tempo e travesseiros. Os outros 10% dos alérgicos podem ser causados por mofo, fungos, pólen, alguns alimentos, perfumes e produtos de limpeza.

A diferença da rinite alérgica e a da gripe, é que a renite desencadeia cerca de 10 espirros seguidos, isso faz com que o nariz tranque e saia um pouco de secreção bem aquosa, mas logo melhora. Já a gripe além de coriza e entupimento nasal, causa dores de cabeça e mal estar.

É de extrema importância ficar claro que a rinite alérgica não tem cura, é uma doença crônica. Mas pode se evitar os ataques dos espirros com alguns cuidados. O primeiro passo para isso é higienizar o ambiente, para que este fique livre de poeira.

Se apenas com os cuidados caseiros não for suficiente o seu médico poderá lhe indicar alguns medicamentos que poderão ser via oral ou vacinas antialérgicas, mas isso deve ser recomendado pelo seu médico e você não deve fazer a automedicação.

Então deixe a sua casa bem ventilada, tire os gatos e cachorros de dentro da casa, lave as roupas de lã e pelo antes de usar, retire carpetes de sua casa, evite contato com perfumes fortes, limpe o nariz diariamente com soro fisiológico, prefira as cortinas de persianas e troque sempre a capa do colchão e dos travesseiros.

Está desempregado?
Marketing por