Como cuidar dos dentes do bebê


O cuidado com a higiene bucal das crianças começa desde quando eles nascem,é muito importante que após as mamadas você passe uma fralda de algodão e limpa na boca do bebê, tirante todo o resíduo de leite que ficou.

Isso vai fazer com que as bactérias da boca sejam controladas, além disso, você acaba ensinar para a criança a importância da rotina de cuidados com a higiene bucal, assim a prevenção contra a cárie e problemas gengivais.

A cárie é formada por líquidos que possuem açúcar, o leite é um deles, os sucos e papinhas também. Estes líquidos se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos, assim enquanto o bebê está dormindo a cárie já pode ser formada.

O dente dos bebês começam a nascer por volta dos seis meses, mas com esta idade ainda não é necessário que você faça os procedimentos comuns de higiene bucal (escovação com creme dental e o uso de fio dental).

Então para que você previna o acúmulo de açúcar no dente do seu bebê é importante que você dê água á ele antes de dormir e não leite, assim ele irá fazer uma espécie de bochecho e irá eliminar o açúcar acumulado nos dentes.

Passar a fralda de algodão e limpa como dissemos acima também pode ajudar bastante. O flúor também ajuda a fortalecer o esmalte do dente antes mesmo deste nascer se você usar água engarrafada será preciso pedir um composto de flúor para o médico para que você possa dar á criança diariamente.

Os primeiros dentes que nascem nos bebês são os inferiores, por isso será possível comprar uma dedeira, que é uma espécie de escova de dentes, mas que a mãe encaixa no polegar, a creme dental deve ser especial, por isso a melhor coisa a se fazer é pedir informações ao médico sobre os melhores produtos do mercado.

Lembrando que como nos adultos, escovar a bochecha e a língua também é muito importante. Por isso assista ao vídeo abaixo que mostra qual é a melhor fora de escovar os dentes.