Como doar sangue

DOAR SANGUE
Doar Sangue é um gesto voluntario muito gratificante.

Hoje, 14 de junho de 2011, é o dia mundial da doação de sangue, é neste dia as pessoas devem se conscientizar o quanto é importante a doação de sangue, pois muitas pessoas necessitam de um tipo de sangue que pode ser igual ao seu.

Doar sangue é muito simples, e não prejudica em nada a vida do doador, são apenas alguns minutos do seu dia que você irá gastar. Existem alguns requisitos básicos para que você possa doar sangue.

Antigamente a idade mínima era 18, agora jovens a partir de 16 anos também poderão ajudar ao próximo. Para ser doador precisa ter no mínimo 50 kg, porém quem pesar menos do que isso poderá doar após avaliação médica.

Mulheres grávidas e portadores de alguma doença, podem doar sangue?

Mulheres grávidas ou com menos de três meses do último parto ou aborto, não poderão doar. O doador não pode ter hepatite nem sífilis, mão pode ser epilético e não pode ter contraído malária, nos últimos seis meses.

Após duas semanas de tomar a vacina de rubéola o doador não poderá doar o sangue. No dia da doação o doador não pode ter ingerido bebidas com teor alcoólico dentro das 24 horas, e precisa ter dormido no mínimo seis horas na última noite.

Quem colocou piercings ou fez tatuagens não poderá doar sangue durante 12 meses após o feito, a não ser que tenha como comprovar que o local seja seguro.

Minutos antes da doação um profissional da saúde afere a pressão arterial do doador e verifica se ele está apto para doar. A doação demora aproximadamente 10 minutos e é feito com agulhas descartáveis.

O corpo inteiro de um ser humano possui aproximadamente 5 litros de sangue, na doação são retirados no máximo 450 ml. Você poderá doar sangue em campanhas de doação que acontecem sempre nas cidades ou n hemocentro de sua cidade ou cidade vizinha.

Confira mais sobre como doar sangue em:

O que é necessário para doar sangue

Tipos de sangue e doação

Doe sangue e ganhe um pen drive