Como economizar na ceia de Natal

Como economizar na ceia de natal.
Dicas para economizar na ceia de Natal.
Está desempregado?
Marketing por

O Natal chega e com ele, além do espírito de paz entre os homens de boa vontade, também chegam as despesas, sejam com presentes, seja com comida. Muita gente acredita que não é possível economizar na ceia de Natal, mas isso não é verdade, o fato é que você pode fazer com que sua ceia passe dos mil reais, como pode se divertir muito gastando muito pouco. Confira nossas dicas e saiba como economizar na ceia de Natal!

Como economizar na ceia de Natal – contando os lugares

Um dos maiores erros dos brasileiros é comprar comida para trinta pessoas, enquanto só convidaram dez. Mostrar uma mesa farta, cheia de guloseimas é realmente muito “bonito para os olhos”, mas se não houver pessoas suficientes para “devorar” toda a comida, no dia seguinte você vai ter que jogar quase tudo no lixo. Desperdício e economia nunca andam juntos!

Como economizar na ceia de natal.

A primeira coisa para economizar na ceia de Natal é comprar a quantidade de comida exata para as pessoas que você convidou. Para saber a quantidade aproximada é muito simples, confira a tabela abaixo:

Como calcular quantidade de comida e bebida para uma festa

  • Carnes – 200 gramas por pessoa.
  • Frutas – 80 gramas.
  • Vegetais – 80 gramas
  • Arroz – 50 gramas de arroz cru, lembrando que esse alimento triplica de tamanho após cozido. No caso de arroz já cozido, a medida é de 150 gramas por pessoa.
  • Massas – 150 gramas por pessoa.
  • Bolo – 60 gramas por pessoa.
  • Docinhos – 8 docinhos por pessoa.
  • Sorvete – 150 gramas por pessoa.

As medidas parecem pequenas em um primeiro momento, porém vale ressaltar que, se cada convidado ingerir tudo isso, eles terão consumido aproximadamente um quilo de alimentos, fora a bebida. Agora aprenda a calcular a quantidade certa de bebidas para economizar na ceia de Natal.

Como calcular quantidade de bebidas por pessoa.

  • Wisky – uma garrafa para cada 10 pessoas.
  • Champanhe – uma garrafa para cada 8 pessoas, se for bebido apenas na hora do brinde. Para servir durante toda a ceia, uma garrafa serve até 4 pessoas.
  • Cerveja – uma garrafa de 600ml de cerveja para cada quatro convidados.
  • Refrigerantes – uma garrafa de 2 litros serve até cinco pessoas.
  • Vinho – uma garrafa para cada quatro pessoas.
  • No caso de servir apenas cerveja, o ideal é uma garrafa de cerveja para cada dois convidados.

Como economizar na ceia de Natal – hora das compras

Os brasileiros têm a mania de deixar tudo para a última hora e nesse caso quando se quer economizar na ceia de Natal, isso significa gastar ainda mais. Primeiro porque estará tudo mais caro e segundo porque você não teve tempo de planejar sua ceia, e vai acabar comprando coisas a mais.

A maioria das coisas da ceia de Natal, pelo menos aquelas que não podem faltar como o Peru, Chester, Frango, Leitoa, Pernil, entre outras carnes podem ser compradas e congeladas. Geralmente, uma carne pode ser congelada por até três meses ou mais, então, logo que essas carnes típicas do Natal estiverem a venda, não perca tempo, escolha uma com o peso ideal, e depois é só guardar no freezer.

Bebidas também podem ser compradas antecipadamente e guardadas, basta que você confira a data de validade. Assim você pode comprar tudo que quiser, gastando menos e aproveitando algumas promoções! Outra dica para você economizar é não ser guiado pelas marcas!

Muitas vezes, produtos de uma empresa concorrente que é mais barato é de qualidade igual ou até mesmo superior. Só com artigos como arroz, farofas, laticínios, vinhos, guloseimas em geral e biscoitos é possível fazer uma economia de mais de 500%, somente ao trocar de marca! Para não ter erro, e não se arrepender, compre uma pequena quantidade desses artigos, antes do Natal, é claro, e experimente!

Como economizar na ceia de Natal – Decoração

Economizar na decoração de Natal.

Velas, guardanapos, árvores de Natal, luzes, bolas, toalhas de mesa, papel higiênico, pratos, copos, enfeites em geral. Você realmente acha que é importante que absolutamente tudo isso tenha estampas com temas natalinos? Se você realmente acredita que sim, você deve começar a comprar esse tipo de coisa meses antes do Natal!
Procure tudo que você acha ser importante na decoração da mesa e do ambiente em lojas populares, e não se esqueça de pechinchar! Além disso, pesquisar preços é imprescindível para conseguir economizar na ceia de Natal! Uma dica é procurar por lojas como as existentes na Rua 25 de Março, em São paulo.

Economizar na ceia de Natal – quantos pratos escolher

Não há limites de pratos, a dica é saber novamente quantas pessoas serão convidadas. Se você quer uma leitoa na ceia, por menor que ela seja, já alimentará entre 10 e 15 pessoas. Nesse caso, como colocar um peru, que também serve para alimentar mais um monte de pessoas? Caso deseje mais opções de pratos, lembre-se que, para economizar na ceia de Natal e para que não ocorra desperdício, eles terão que ser menores!

Está desempregado?
Marketing por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.