Como encontrar o número do PIS


O PIS é muito importante para todos os trabalhadores, ele é como se fosse o CPF dos trabalhadores, ele é um número que identifica cada trabalhador, assim com ele você poderá sacar o seu seguro desemprego, FGTS e até mesmo o abono salarial.

Quando o trabalhador recebe o seu primeiro registro em carteira de trabalho ele recebe um número, que é o número do PIS, este é o seu número de inscrição e que deve ser guardado, pois possibilitará ao trabalhador consulta de benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal.

Por isso quando você for registrado pela primeira vez o empregador ou o responsável pelo departamento pessoal, terá que ir até uma agência caixa para fazer o cadastramento do funcionário. Será preciso preencher o Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT) que deverá ser entregue as duas vias á Caixa.

Junto com este DCT preenchido o empregador apresenta também o cartão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ou então se o empregador for pessoa física, apresentar o Comprovante de Matrícula no Cadastro Específico de INSS.

Depois disso, será encaminhado um cartão á residência do trabalhador, conforme os dados mencionados no DCT. Este pedido do PIS pode também ser feito pelo 0800 da Caixa.

Todo o trabalhador que já foi registrado pelo menos uma vez, com certeza terá o número do PIS, para saber se você possui ele, você precisará olhar nas anotações da carteira de trabalho ou então verificar se há um cartão anexado na última capa da carteira. O número do PIS também pode ser encontrado no cartão cidadão.

Caso você realmente não ache o seu PIS você poderá comparecer á uma agência Caixa ou então fazer um novo cadastramento pelo site da Previdência Social, onde você terá que preencher alguns dos campos, como Nome completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Número do CPF e Número do RG.

Após preencher estes dados, se você não tiver o PIS você irá para uma próxima tela de cadastramento e deverá seguir passo a passo do procedimento, caso você já tenha a inscrição do PIS ele será mostrado á você na tela a indicação de que você já é cadastrado e lhe mostrará o número da inscrição.

Assim você terá um novo PIS para que você possa anexar em sua carteira de trabalho, procure guardar este número com cautela, pois ele será muito necessário á você.


1 comentário em “Como encontrar o número do PIS”

Comentários encerrados.