Acessório fundamental para qualquer noiva, o buquê na maioria das vezes é deixado para última hora, isso porque ele só pode ser escolhido após o vestido, sapato, penteado, maquiagem e o véu e grinalda. A escolha certa do buquê de noiva ajuda a complementar o visual da mulher nesse dia tão especial. Mas será que existem regras para a escolha?
O buquê de noiva é muito cobiçado pelas solteiras, que de acordo com a tradição é a premonição de um casamento próximo, ele também tem como objetivo proporcionar elegância e harmonia ao look da noiva. Os arranjos são elaborados de diferentes formas para agradar e combinar com a cerimônia, vestido e o gosto pessoal.
De certa forma não existem regras para a escolha, mas sim detalhes que podem fazer toda a diferença. Eles podem ser coloridos, naturais, artificiais, sóbrios, ou seja, de diferentes tipos e cores. Antes da escolha o indicado é analisar o tipo físico, estilo, volume do vestido, decoração, personalidade e penteado da noiva, tom da pele, cor dos cabelos e outros detalhes indispensáveis.
Bom, são milhares de alternativas para todos os gostos e preço. Confira abaixo algumas dicas para não errar na escolha do buquê de noiva.
Buquê de noiva
Atura e o corpo da noiva
Segundo os especialistas, as mulheres baixinhas devem priorizar as flores menores e ramos redondos com formas estilizadas. Já as mais altas podem escolher os ramos grandes e longos (sem muitas restrições). A dica é encontrar a proporção certa.
Personalidade de noiva
Antes de escolher o modelo do buquê é necessário levar em conta a personalidade da noiva. As noivas mais românticas e conservadoras podem escolher os modelos mais delicados, os modelos estilo “cascata” são os mais recomendados, com amarrações em fitas claras, flores brancas e poucas flores.
Para as mulheres mais descoladas os modelos com cores vivas e chamativas, como por exemplo roxo, vermelho, amarelo, ou outros. Buquês com cores diferentes também podem ser uma boa escolha, desde que haja um equilíbrio de tons.
Vestido da noiva
O acessório também deve combinar com o vestido de noiva, aqueles modelos mais tradicionais, que são os longos, com cauda, véu largo e tudo mais pedem o modelo cascata, que dão um destaque espetacular. Os modelos mais simples podem ter buquês com flores de vários tons.
Época do ano
Poucas sabem mas, a época do ano pode influenciar bastante na escolha. Nos dias mais quentes a dica é optar por um buquê de noiva com tons mais vibrantes, há no frio opte por flores colocadas de forma compacta. A escolha deve ser de acordo com a época do ano, flores da temporada, que são mais fáceis de encontrar e são mais acessíveis para o bolso.